Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 219  |  08.06 até 15.06.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SC busca referências em gestão da inovação na Espanha

Representantes de empresas, do governo e das federações das indústrias dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba e Alagoas realizarão entre os dias 13 e 17 de junho uma missão à Espanha para buscar referências em boas práticas de gestão da inovação e promoção da inovação. A missão faz parte do cronograma de atividades do Programa Sistemas Regionais de Inovação (SRI), que visa fortalecer os sistemas de inovação e estreitar o relacionamento entre empresas e instituições que atuam na área de ciência, tecnologia e inovação.

Na comitiva catarinense irão representantes da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade do Sistema FIESC e responsável pelo projeto SRI em Santa Catarina.   

Durante a missão, o grupo irá visitar empresas e organizações públicas da Catalunha e do País Basco. Em Bilbao, cidade do País Basco, a comitiva brasileira irá conhecer os programas de apoio a inovação da região, o processo de elaboração do plano de ciência, tecnologia e inovação, as redes de centros tecnológicos, os programas de inovação empresarial, além de visitar o centro de investigação cooperativa em biociências. Serão apresentados também como se dá a colaboração entre os centros tecnológicos e as indústrias, os desafios dos sistemas regionais de inovação e as políticas de promoção da inovação do setor empresarial cooperativo.

Em Barcelona, capital da Catalunha, o grupo irá conhecer o sistema de inovação e o processo de elaboração do plano de investigação e inovação da Catalunha, o desenvolvimento de sistemas territoriais de inovação na área da biotecnologia, o sistema Catalão de transferência de tecnologia e conhecimento, além de observar a cidade de Barcelona como um espaço de inovação.

O programa SRI vem sendo desenvolvido desde o início de 2010 em SC, MG, PB e AL. Realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Cooperação Espanhola, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Sistema Indústria (CNI), o projeto tem um aporte de um milhão de dólares em recursos para fomentar a inovação e consequentemente ampliar a competitividade das empresas brasileiras.

Veja aqui todas as notícias

SENAI/SC é Top of Mind em ensino técnico e profissionalizante

SC busca referências em gestão da inovação na Espanha

Exportação cresce 20%, mas balança comercial tem déficit

Trabalhadores da Irani aprendem sobre sustentabilidade

Seminário em Joinville apresenta pesquisa aplicada à indústria

Reunião da Câmara Tributária e Legislativa será no dia 13

SENAI/SC inicia 150 cursos de qualificação durante mês de junho

FIESC abre inscrições para missão à África do Sul e Moçambique

Sadia estimula vida ativa e saudável por meio de ginástica laboral

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun