Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 219  |  08.06 até 15.06.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Trabalhadores da Irani aprendem sobre sustentabilidade

O tema sustentabilidade ganha cada vez mais espaço nas empresas. Um dos desafios atuais é gerar nas indústrias um espaço de discussão não apenas para a alta e média liderança, mas igualmente para os trabalhadores, já que são eles que executam a estratégia da empresa. A partir do projeto "Educação para sustentabilidade: aprendendo a ser um trabalhador engajado", desenvolvido pelo SESI/SC em parceria com a Celulose Irani, colaboradores da indústria participaram de um processo de aprendizagem voltado para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável.

O projeto, que foi um dos selecionados no Edital SENAI SESI de Inovação 2010 em âmbito nacional, objetiva aproximar o conceito de sustentabilidade à realidade cotidiana dos trabalhadores envolvidos no processo. Para tanto, será usado o conceito do triple bottom line que entende a sustentabilidade em âmbito corporativo como o equilíbrio entre as perspectivas ambiental, social e econômica.

O lançamento do projeto foi realizado no último sábado (04), em evento aberto à comunidade, na sede da Celulose Irani em Vargem Bonita, no Meio Oeste do estado. A expectativa é que, no decorrer do trabalho, cerca de 1,2 mil colaboradores da empresa participem do processo de aprendizagem. Os trabalhadores da Irani aprenderão sobre sustentabilidade por meio de três ações interativas, que serão inseridas em oficinas de aprendizagem experimental: interação com o eCOG, jogo de tabuleiro e vídeo 3D.

As atividades

- ECOG:
O eCOG é um dispositivo interativo multitoque que integra hardware e software para possibilitar a colaboração, criação e co-criação entre pessoas e grupos. Projetado para até cinco pessoas, será utilizado em diversos tipos de ambientes, com aplicação de conteúdos temáticos sobre sustentabilidade, especialmente desenvolvidos para transformação cultural, autoria, capacitação e processos de inclusão digital. Serão disponibilizados dois eCOGs em duas bancadas interligadas, nas quais serão organizados grupos de cinco a dez pessoas que poderão interagir entre si através do aparelho executado em sua modalidade mais simples, de quinze minutos.

- Jogo de tabuleiro: Possibilitará que os participantes vivenciem de forma lúdica os conceitos relativos à sustentabilidade. O tema será abordado a partir das dimensões sócio-ambientais presentes em um sistema de relações que conecta os recursos naturais à cadeia produtiva de uma empresa, representado pelas casas do tabuleiro.

- Vídeo 3D: Essa atividade irá situar o trabalhador dentro de um processo histórico evolutivo da Terra e dos processos industriais. Além disso, irá reforçar a importância do engajamento dos trabalhadores em ações mais sustentáveis na empresa, que somado a iniciativas de outras regiões e comunidades, contribuirá para a sustentabilidade econômica do planeta.

Veja aqui todas as notícias

SENAI/SC é Top of Mind em ensino técnico e profissionalizante

SC busca referências em gestão da inovação na Espanha

Exportação cresce 20%, mas balança comercial tem déficit

Trabalhadores da Irani aprendem sobre sustentabilidade

Seminário em Joinville apresenta pesquisa aplicada à indústria

Reunião da Câmara Tributária e Legislativa será no dia 13

SENAI/SC inicia 150 cursos de qualificação durante mês de junho

FIESC abre inscrições para missão à África do Sul e Moçambique

Sadia estimula vida ativa e saudável por meio de ginástica laboral

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun