Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 229  |  17.08 até 24.08.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Indústria do Sul mobiliza parlamentares pela logística


Apresentação do Projeto Sul Competitivo na Assembleia Legislativa de SC (Foto: Fernando Willadino)
Com o objetivo de envolver os deputados federais e senadores dos três estados do Sul na mobilização política em defesa de investimentos na infraestrutura de transporte, foi realizada na tarde de sexta-feira (12), em Florianópolis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, reunião das Federações de Indústrias do Paraná (FIEP), Santa Catarina (FIESC) e do Rio Grande do Sul (FERGS) com parlamentares da região. O encontro teve como principal objetivo buscar, desde já, o apoio dos parlamentares ao estudo Sul Competitivo, que está sendo realizado pelo Fórum Industrial Sul, que reúne as três federações industriais da região. Com o envolvimento dos parlamentares, será reativado o Fórum Industrial Parlamentar Sul.

O empresário Alcantaro Corrêa, em seu último ato como presidente da FIESC, destacou que o envolvimento do setor público é fundamental para que as propostas que surgirão com o estudo Sul Competitivo se transformem em realidade com celeridade. "O trabalho será um importante subsídio para os governadores e parlamentares, que terão informações consistes e base técnica para definir os projetos prioritários, com base na viabilidade econômica de cada um deles. Ou seja, vamos poder escolher os projetos que efetivamente reduzem custos", disse.

O presidente da FIERGS, Heitor Müller, destacou o impacto da deficiência logística nos custos da indústria. "Ao avaliarmos a situação da infraestrutura a pergunta que fazemos não é quais são os gargalos, mas quais não são os gargalos", disse. O consultor em logística da FIEP, Mário Stamm, complementou: "No Paraná estamos ávidos por soluções efetivas, por obras", afirmou.

O projeto Sul Competitivo vai mapear os gargalos logísticos atuais enfrentados pela região Sul, bem como suas possíveis soluções. O diferencial do trabalho é a busca por soluções integradas para os três estados, também com vistas ao Mercosul. O pontapé inicial do projeto foi dado há um mês, quando equipes de trabalho iniciaram as visitas técnicas para diagnosticar a situação atual. O estudo é um projeto conjunto das Federações com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A empresa Macrologística, de São Paulo, vai identificar as 19 principais cadeias produtivas dos três estados do Sul, a partir dos eixos de transportes que ligam a produção até o cliente final tanto no Brasil quanto no exterior. São cerca de 70 produtos diferentes da origem até o destino.

O projeto vai contemplar só as obras que diminuam os custos logísticos da região. Para isso serão selecionados modais de transporte modernos (trilhos com bitolas de 1,60 metros, portos com águas profundas), que de fato trazem uma grande redução de preço do transporte, afirma Renato Pavan, sócio da Macrologística, que apresentou o estudo na Assembleia Legislativa catarinense, junto com Olivier Girard. Com o trabalho em mãos, os três estados vão buscar em conjunto recursos para as obras prioritárias para a região e não mais individualmente.

Para tirar o Sul Competitivo do papel vão ser contempladas obras que já estão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), obras previstas nos orçamentos dos estados, além da participação do setor privado. Com base na experiência da empresa ao realizar o estudo Norte Competitivo, Pavan explica que isso será possível porque o tempo de retorno dos projetos é interessante para o setor privado. No caso do Norte, ficou em torno de quatro anos.

Hoje, o Brasil representa 1% do mercado internacional. Uma das coisas que tem prejudicado esse desempenho é a situação atual da infraestrutura. A demanda logística é muito maior do que a oferta e isso faz com que os preços atuais dos fretes e do uso dos modais de transporte fiquem mais caros.

Veja aqui todas as notícias

Encontro nacional debate metrologia em Florianópolis

SESI/SC é uma das 100 melhores empresas para trabalhar no país

Encontro estadual debate estágio e empregabilidade

Na posse, Côrte defende gestão focada na competitividade

Indústria do Sul mobiliza parlamentares pela logística

SESI/SC abre a décima primeira biblioteca para industriários

Kits pedagógicos ajudam no aprendizado de física e cálculo

Sistema FIESC investe mais de R$ 325 milhões entre 2005 e 2011

Autoridades reafirmam importância da indústria contra a crise

Corrêa defende o associativismo contra a desindustrialização

SENAI realiza palestras e apresenta projetos na Fersul 2011

Exportação de SC acumula alta de 19,2% até julho

Enebras leva soluções de geração de energia à Powergrid Brasil

Mercado americano é tema de seminário na FIESC

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun