Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 229  |  17.08 até 24.08.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Autoridades reafirmam importância da indústria contra a crise


Ministra Ideli Salvatti durante cerimônia de posse (Foto: Fernando Willadino)
A necessidade de preparar o país, por meio de ações estruturais e parcerias com o setor produtivo, para enfrentar uma possível nova crise mundial foi a tônica dos discursos do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, e do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Paulo Tigre, durante a posse da nova diretoria do Sistema FIESC, realizada na sexta (12).

Representando a presidente da República, Ideli Salvatti enfatizou as ações que foram anunciadas pelo governo para fortalecer a indústria nacional. "Santa Catarina tem muitos dos setores beneficiados, como empresas de confecção, de móveis, tecnologia e micro e pequenas", afirmou.

Para a ministra, será preciso união entre o governo e o meio empresarial para enfrentar os desafios que a economia tem colocado. "As portas do Palácio do Planalto estão abertas para reinvindicações, e a FIESC tem sido um excelente porta-voz", destacou. Ideli também aproveitou para pedir apoio aos parlamentares presentes para aprovação do projeto que institui o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que vai ampliar a oferta de educação profissional, em parceria com o Sistema S (incluindo SENAI e SESI).

Paulo Tigre, que representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade elogiou o fato da competitividade ser uma das prioridades do nova presidência da FIESC. "Esse é o desafio do Brasil e do setor produtivo no século 21, especialmente depois da crise de 2008, que volta ser uma ameaça. Educação, inovação e competitividade são questões cruciais para nosso país, pois as demais estão interligadas a essas", explicou. 

O vice-presidente da CNI também parabenizou a Federação das Indústrias por ter se consolidado como instituição de confiança no estado de Santa Cataria e que tem contribuindo para a modernização do setor produtivo no estado. "A FIESC hoje se destaca por ser uma das mais importantes federações de indústria do país e reflete ideias de defesa do setor industrial catarinense", completou. Tigre também lembrou que a posse da FIESC aconteceu no dia em que a CNI comemora 73 anos de fundação.

Em seu discurso, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, chamou atenção para o novo momento da política e da democracia, que fortalece o papel das instituições como a FIESC. "Queremos continuar um trabalho próximo entre a instituição e o governo. A FIESC tem um banco de dados fundamental para qualquer governo e estruturou um corpo técnico de qualidade que ajuda a planejar as ações do estado", declarou Colombo.  Ele relembrou ainda sua participação na marcha contra a CPMF, a qual foi encabeçada pela federação.

Veja aqui todas as notícias

Encontro nacional debate metrologia em Florianópolis

SESI/SC é uma das 100 melhores empresas para trabalhar no país

Encontro estadual debate estágio e empregabilidade

Na posse, Côrte defende gestão focada na competitividade

Indústria do Sul mobiliza parlamentares pela logística

SESI/SC abre a décima primeira biblioteca para industriários

Kits pedagógicos ajudam no aprendizado de física e cálculo

Sistema FIESC investe mais de R$ 325 milhões entre 2005 e 2011

Autoridades reafirmam importância da indústria contra a crise

Corrêa defende o associativismo contra a desindustrialização

SENAI realiza palestras e apresenta projetos na Fersul 2011

Exportação de SC acumula alta de 19,2% até julho

Enebras leva soluções de geração de energia à Powergrid Brasil

Mercado americano é tema de seminário na FIESC

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun