Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 235  |  28.09 até 05.10.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Setor empresarial e governo assinam pacto pela competitividade


Governador, Raimundo Colombo, e o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, assinam pacto pela competitividade (Foto: Fernando Willadino)
O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) e o governador Raimundo Colombo assinaram na sexta-feira (23) o Pacto pela Competitividade com o objetivo de alinhar ações com vistas à melhoria da competitividade da economia catarinense, priorizando iniciativas e investimentos em educação e inovação. O acordo também envolve o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e o Fórum Parlamentar Catarinense.

"Precisamos melhorar a competitividade da economia de Santa Catarina e não só do setor industrial. É necessário criar um ambiente de negócios mais favorável aos investimentos e o governo compreendeu que é preciso unir o setor privado e o público para fazer um trabalho de parceria. Pretendemos ter novos e maciços investimentos em educação e inovação para melhorar a competitividade do governo e das empresas. Podemos avançar juntos em questões que temos grande consenso como a educação e o governo é parte essencial desse esforço", afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

"A assinatura é consciente. Nos comprometemos em não aumentar impostos e de reduzir aonde for possível", afirmou o governador, Raimundo Colombo, durante a assinatura do pacto. Ele defendeu a participação do Sistema S na melhoria da qualificação profissional em Santa Catarina e disse que acordo é muito importante para potencializar o crescimento da economia de Santa Catarina pelo viés da inovação tecnológica. "O estado tem um potencial enorme e hoje damos um passo sólido para dar condições de geração de oportunidade especialmente para os jovens", ressaltou.

Entre as propostas do pacto estão o compromisso do governo do estado de não criar novos tributos ou ampliar as atuais alíquotas, promover ações para a redução da carga tributária no setor empresarial; realizar seminário para incrementar a interatividade das partes envolvidas e formar grupos de trabalho interativos visando à formulação de propostas destinadas à melhoria da competitividade da economia catarinense.

O acordo utilizará como balizador a agenda Desenvolvimento SC: uma visão da Indústria, trabalho lançado em 2010 com propostas para o crescimento sustentável do estado.

Além do presidente da FIESC também assinaram o pacto os presidentes das federações do Comércio (FECOMÉRCIO), Bruno Breithaupt, da Agricultura (FAESC), José Zeferino Pedrozo, dos Transportes (FETRANCESC), Pedro Lopes, da FACISC, Alaor Tissot, das Câmaras Lojistas (FCDL), Sérgio Medeiros, além de Alcides Andrade, representando o presidente da FAMPESC, Márcio Manoel da Silveira.

Projetos do governo: na reunião, o secretário de desenvolvimento econômico e sustentável, Paulo Bornhausen, apresentou aos empresários os projetos que fazem parte do Programa SC@2022, que compreende ações na nas áreas de educação, inovação e meio ambiente.

Veja aqui todas as notícias

Sistema FIESC amplia atendimento para trabalhador do oeste

Brasil Maior dificilmente atingirá meta de investimento

Programa do SENAI busca qualificação profissional

FIESC lança perfil da economia de Santa Catarina

Biogás em Ipuaçu pode iluminar cidade de médio porte

Empresários debatem sobre inclusão social, em São José

SENAI/SC realiza workshop internacional temático

SESI realiza campeonatos de tênis em Brusque

Hospital conquista prêmio de excelência em gestão

IEL/SC realiza programa de inovação no Espírito Santo

Meeting do SESI reúne mais de 450 industriários em Blumenau

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun