Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 235  |  28.09 até 05.10.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIESC lança perfil da economia de Santa Catarina


Publicação estará disponível para download no endereço www.fiescnet.com.br, menu publicações
A Federação das Indústrias (FIESC) lançou na sexta-feira (23) um retrato do comportamento da economia catarinense em 2010. Intitulado Santa Catarina em Dados, o estudo contempla estatísticas de comportamento industrial, comércio internacional, infraestrutura e transporte, população e dados regionais. Entre os destaques dessa edição está a geração de empregos formais do setor industrial, que registrou a marca de 736 mil trabalhadores. O estado também teve o segundo maior crescimento de arrecadação de tributos federais entre os estados do país, com alta de 33,5% em relação a 2009.

Santa Catarina tem o sexto maior PIB do país, que somou R$ 123,3 bilhões em 2008 (último dado disponível). A indústria foi responsável por 34,4% do valor. Em relação às vendas reais, o setor registrou crescimento de 3,4% em 2010, mas ficou bem abaixo da média brasileira, que foi de 9,9%. O estado superou o índice nacional na capacidade instalada, que ficou em 85,8%, valor 3,45 pontos percentuais maior que o registrado pelo Brasil.

Na exportação, o estado manteve o 10º lugar. Os embarques cresceram 18% e atingiram US$ 7,58 bilhões. No entanto, o aumento médio do Brasil foi de 32%, influenciado pelo preço das commodities. No período, houve declínio no número de empresas exportadoras. Em 2010 foram 1.402 companhias que venderam ao mercado internacional, 58 a menos que em 2009.  

Em relação aos embarques para os blocos econômicos, as maiores altas foram nas vendas para o Nafta (29,8%), Mercosul (29,2%) e União Europeia (14,5%). Os embarques para os Tigres Asiáticos decresceram 9%, mas as importações catarinenses do bloco registraram forte crescimento de 76,9% no mesmo período.

Está é a 21ª edição do estudo que conta com o apoio do Badesc, Tractebel Energia, Sebrae, Gomes da Costa, SESI, SENAI e IEL. A publicação já está disponível para download: Santa Catarina em Dados 2011.

Veja aqui todas as notícias

Sistema FIESC amplia atendimento para trabalhador do oeste

Brasil Maior dificilmente atingirá meta de investimento

Programa do SENAI busca qualificação profissional

FIESC lança perfil da economia de Santa Catarina

Biogás em Ipuaçu pode iluminar cidade de médio porte

Empresários debatem sobre inclusão social, em São José

SENAI/SC realiza workshop internacional temático

SESI realiza campeonatos de tênis em Brusque

Hospital conquista prêmio de excelência em gestão

IEL/SC realiza programa de inovação no Espírito Santo

Meeting do SESI reúne mais de 450 industriários em Blumenau

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun