Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 235  |  28.09 até 05.10.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Hospital conquista prêmio de excelência em gestão

Depois de receber consultoria do SENAI, o Hospital São Francisco, de Concórdia, conquistou a categoria ouro do Prêmio Santé de Excelência na Gestão dos Serviços de Saúde. Para isso, o hospital precisou mostrar que atende às diretrizes do Programa de Melhoria Contínua na Gestão e Assistência em Serviços de Saúde em Santa Catarina. A premiação foi realizada durante o 33º Encontro Catarinense de Hospitais, realizado no dia 14 de setembro, em São José, na Grande Florianópolis.

Com duração de 60 horas, a consultoria do SENAI auxiliou no entendimento dos critérios do modelo de excelência que são considerados no prêmio. "As práticas descritas no relatório de gestão já eram desenvolvidas no hospital. Porém, nossa dificuldade era de visualizar tais práticas como sendo de gestão e também de identificar qual o critério era atendido com a prática desenvolvida", explica Deise Spricigo, uma das colaboradoras do Hospital São Francisco envolvidas no projeto.

Segundo a responsável, antes da consultoria, havia dificuldade em alinhar o planejamento estratégico com as atividades diárias. Mas tanto a didática utilizada pela consultoria quanto o uso de ferramentas como o Balanced Score Card (BSC), juntamente com melhorias nos controles e refinamento no uso de indicadores, ajudaram a unir estratégias e práticas.

O diretor do hospital, Édio Rosset, observa que os critérios avaliados de forma conjunta refletem no atendimento ao cliente, ao usufruir de uma estrutura comprometida com as boas práticas de gestão. "O aprimoramento na gestão tem reflexos positivos e diretos no atendimento ao cliente e sua satisfação, bem como para a comunidade, além do maior controle de insumos e procedimentos", diz. A intenção da equipe do hospital é continuar o aprimoramento de seus processos de gestão continuamente.

O consultor do SENAI em Luzerna Fabiano D´Agostini, que participou do projeto, explica que os critérios de gestão são os mesmos para todas as empresas que participam do Movimento Catarinense para a Excelência (MCE), independente da área de atuação. E, por isso, eles são genéricos, cabendo a cada empresa adaptá-los a sua realidade. "Toda empresa, independente do que produz ou que serviços presta, pode buscar a excelência em gestão", afirma.

Veja aqui todas as notícias

Sistema FIESC amplia atendimento para trabalhador do oeste

Brasil Maior dificilmente atingirá meta de investimento

Programa do SENAI busca qualificação profissional

FIESC lança perfil da economia de Santa Catarina

Biogás em Ipuaçu pode iluminar cidade de médio porte

Empresários debatem sobre inclusão social, em São José

SENAI/SC realiza workshop internacional temático

SESI realiza campeonatos de tênis em Brusque

Hospital conquista prêmio de excelência em gestão

IEL/SC realiza programa de inovação no Espírito Santo

Meeting do SESI reúne mais de 450 industriários em Blumenau

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun