Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 241  |  9.11 até 16.11.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
BNDES tem interesse no projeto Sul Competitivo


Na tribuna, presidente da FIESC, Glauco José Côrte (Foto: Filipe Scotti)
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse na quinta-feira (3) que a instituição tem interesse no projeto Sul Competitivo, que está sendo realizado pelas Federações de Indústrias dos três estados do Sul com vistas à melhoria da infraestrutura logística da região. Durante seminário na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Coutinho convidou os autores do trabalho para irem ao BNDES quando o trabalho estiver concluído para apresentar as conclusões para que o estudo seja considerado nas prioridades em discussão no governo federal.

"Estive com os três presidentes das Federações e combinamos que tão logo os estudos estejam prontos temos enorme interesse em receber a conclusão. Sabemos da relevância de melhorar a logística do Sul do país, especialmente em ferrovias e portos", disse Coutinho. "Há uma diretriz muito firme da presidenta Dilma de trabalhar para um programa de longo prazo de forma a obter um substancial avanço na logística nos estados do Sul e nós sabemos que isso é essencial para melhorar a competitividade e sustentar o impulso de desenvolvimento", acrescentou.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, afirmou que o evento mostra a união das três Federações de Indústrias. "Temos que ter a perspectiva regional e não só pensar em soluções locais para os problemas de infraestrutura de nossa região, que responde por 17% do PIB do país", disse. "São muitos os problemas de infraestrutura, como é o caso das rodovias, ferrovias, aeroportos e ainda os portos. Mas acreditamos que o projeto Sul Competitivo, realizado com apoio da CNI, apontará soluções possíveis de serem implementadas", acrescentou.

A sintonia das três federações industriais também foi destacada pelo presidente da Federação do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, e pelo vice-presidente da Federação do Rio Grande do Sul (FIERGS), Humberto Busnello. "Estamos alinhados na busca de soluções para uma malha logística interligada", afirmou Campagnolo. "As sinalizações ao mercado são importantes e o papel do BNDES, como maior banco de desenvolvimento, é fundamental no sentido de sinalizar aos empresários uma redução de custos", disse Busnello defendendo uma "drástica queda nos gastos logísticos".

Durante o evento, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou documento apoiando o projeto Sul Competitivo. "O BRDE está totalmente integrado. Não só apoiando o projeto, mas também se habilitando para ser o principal banco financiador para os três estados do Sul", disse o presidente do banco, Renato Viana.

Técnicos da Macrologística, empresa de São Paulo que está elaborando o estudo, estão em campo fazendo o mapeamento das 19 principais cadeias produtivas a partir dos eixos de transportes que ligam a produção do Sul até o cliente final tanto no Brasil quanto no exterior. Até o momento já foram realizadas mais de 140 entrevistas pessoais dentro do projeto. "O que está acontecendo é uma inversão de papeis, com a iniciativa privada investindo no planejamento de infraestrutura de longo prazo", disse Renato Pavan, sócio da Macrologística, que apresentou o trabalho em curso junto com o seu sócio Olivier Girard.

Também participaram do seminário o economista João Randolfo Pontes, que falou sobre os impactos do petróleo e gás no desenvolvimento econômico de Santa Catarina e o presidente da SC Parcerias, Ênio Branco, que falou sobre o papel do estado para o desenvolvimento.

Veja aqui todas as notícias

Olimpíada do Conhecimento conhece vencedores

BNDES tem interesse no projeto Sul Competitivo

SESI inaugura estrutura de educação em Brusque

IEL/SC oferece 400 vagas de estágio em todo o estado

Reunião da Câmara Tributária será nesta quinta-feira

Empresas do Vale investem na educação dos trabalhadores

Seminário debate design e inovação como estratégia

Sistema FIESC apresenta soluções para indústria da construção

"O Brasil precisa construir uma estratégia de sustentabilidade"

Exportação de SC acumula alta de 18,6% até outubro

Laboratório do SENAI/SC conquista prêmio nacional em metrologia

Reunião na FIESC debate situação de portos

Câmara debate uso do carvão mineral para geração de energia

Defesa comercial é tema de reunião na FIESC

Câmara de Relações Trabalhistas realiza reunião na FIESC

Oriente Médio é tema de seminário

Curso para supervisores de estágio tem inscrições abertas

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun