Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 241  |  9.11 até 16.11.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Laboratório do SENAI/SC conquista prêmio nacional em metrologia
O Laboratório de Análises de Alimentos, do SENAI em Chapecó, é vencedor do Prêmio Banas de Excelência em Metrologia 2011, na categoria Serviços de Calibração e Ensaios. A avaliação contempla as boas práticas de gestão do laboratório e o atendimento da norma NBR-ISO-IEC 17.025. O resultado do Prêmio foi anunciado pela Editora Epse, que publica as revistas Banas Qualidade e Banas Metrologia.

Este é o segundo ano consecutivo que o SENAI de Santa Catarina conquista o prêmio Banas, uma das mais relevantes premiações brasileiras do setor. Em 2010, o Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Materiais (LDCM), do SENAI em Criciúma, foi homenageado.

A conquista do SENAI em Chapecó foi com base no case do setor de microbiologia do laboratório. Os serviços do Laboratório de Análises em Alimentos são aplicados no controle da qualidade de alimentos e água com o objetivo de avaliar o processo de produção na indústria, em especial no apoio à aplicação de programas de qualidade, como o de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO). As indústrias de alimentos também utilizam os serviços do laboratório para obter autorização para comercialização em nível federal (SIF), estadual (SIE) e municipal (Vigilância Sanitária e Prefeitura). Outras funções são realizar estudos científicos para instituições de ensino e pesquisa e realizar o monitoramento da qualidade de águas e efluentes.

Os laboratórios do SENAI em Chapecó atendem indústrias de pequeno, médio e grande porte de todo o Brasil, em especial da Região Sul. A cada mês, são realizados sete mil ensaios, para cerca de 130 clientes. Implantado em 1996, o laboratório obteve credenciamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 1998, e a acreditação no Inmetro, em  2008.

O Prêmio Banas Excelência em Metrologia - Serviços de Calibração e Ensaios reconhece laboratórios físicos, químicos, dimensionais, de produtos, qualidade da água, eletroeletrônico e metalográficos que prestem serviços para terceiros fazendo desta atividade uma fonte de receita. Laboratórios que fazem parte da Rede Brasileira de Calibração ou Ensaios (RBC ou RBLE).

A participação em prêmios do gênero permite que o laboratório seja avaliado e comparado com outras instituições, mostrado o estágio em que se encontra. A avaliação é realizada por profissionais de elevado gabarito e coloca em prova o Sistema de Gestão do Laboratório envolvendo toda a organização.

Veja aqui todas as notícias

Olimpíada do Conhecimento conhece vencedores

BNDES tem interesse no projeto Sul Competitivo

SESI inaugura estrutura de educação em Brusque

IEL/SC oferece 400 vagas de estágio em todo o estado

Reunião da Câmara Tributária será nesta quinta-feira

Empresas do Vale investem na educação dos trabalhadores

Seminário debate design e inovação como estratégia

Sistema FIESC apresenta soluções para indústria da construção

"O Brasil precisa construir uma estratégia de sustentabilidade"

Exportação de SC acumula alta de 18,6% até outubro

Laboratório do SENAI/SC conquista prêmio nacional em metrologia

Reunião na FIESC debate situação de portos

Câmara debate uso do carvão mineral para geração de energia

Defesa comercial é tema de reunião na FIESC

Câmara de Relações Trabalhistas realiza reunião na FIESC

Oriente Médio é tema de seminário

Curso para supervisores de estágio tem inscrições abertas

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun