Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 242  |  16.11 até 23.11.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SESI inaugura Escola de Jovens e Adultos em Brusque


Unidade atende trabalhadores de mais de 25 indústrias (Foto: Miriane Campos)
Qualificar os trabalhadores da indústria é a forma para superar a concorrência agressiva com os países asiáticos, disse na quinta-feira (10) o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, durante solenidade de inauguração da Escola de Jovens e Adultos, do SESI, em Brusque. "Não temos condições de competir em custos com os países asiáticos, pois o custo das importações desses produtos são muito baixos. Mas podemos competir em talento, criatividade e inteligência. Qualificando os trabalhadores damos um passo decisivo nesse sentido", falou Côrte. 

Em Brusque, a Escola de Jovens e Adultos já atende, por mês, 600 trabalhadores de mais de 25 indústrias da região. A unidade oferece cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas de ensino fundamental e médio, Educação Inclusiva, para pessoas com deficiência, e Educação Continuada (ECO), que desenvolve as competências básicas dos industriários. "A Educação de Jovens e Adultos é uma oportunidade de resgate da cidadania por parte dos trabalhadores da indústria que não puderam concluir seus estudos. Por meio da educação básica do SESI, os industriários poderão, no futuro, absorver melhor os conhecimentos do ensino profissionalizante", afirma o superintendente do SESI, Hermes Tomedi.

Ao todo são 10 turmas de EJA e três de Educação Inclusiva. A ECO tem os cursos ministrados dentro das empresas clientes. Além das duas salas para aulas de EJA, a unidade conta com uma sala de recursos, que coloca à disposição materiais diversificados e específicos para o desenvolvimento cognitivo e motor de pessoas com deficiência, e ainda com uma sala de informática equipada com 20 notebooks.

Educação do SESI

Os cursos de educação do SESI, entidade do Sistema FIESC, são totalmente gratuitos para os alunos. A Educação de Jovens e Adultos promove a elevação da escolaridade básica de jovens e adultos trabalhadores da indústria, nos níveis fundamental e médio. O programa busca adequação à realidade econômica atual de demandas crescentes, rápido desenvolvimento tecnológico, evolução dos processos produtivos e de organização do trabalho. A metodologia de ensino própria, feita especialmente para atender os trabalhadores da indústria, os materiais didáticos e paradidáticos e a infraestrutura disponibilizada contribui para o enriquecimento do trabalho pedagógico. A entidade atende mais de 9,5 mil trabalhadores em parceria com 380 empresas, constituindo-se na maior rede de educação de jovens e adultos in company para as indústrias no estado de Santa Catarina.

Já a Educação Continuada é voltada às necessidades das indústrias para o desenvolvimento de competências pessoais e produtivas dos seus colaboradores frente às novas exigências do mundo do trabalho. Entre os mais de 90 cursos oferecidos, com base na demanda das empresas, estão os das séries Educação num Clique, Formação Pessoal e Profissional, Saúde e Qualidade de Vida, Segurança e Saúde no Trabalho e Educação e Tecnologia. Atualmente, 300 indústrias catarinenses são clientes do Programa.

A Educação Inclusiva, que faz parte do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria, oferece cursos de ensino fundamental e médio, ministrados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, com metodologia e salas de aula com recursos adequados a cada tipo de deficiência. Os cursos podem ser ministrados em salas de aula das empresas promotoras. Cerca de 700 alunos estão matriculados e 38 empresas do estado são parceiras no projeto, que é oferecido nos municípios de São José, Joinville, Brusque, Blumenau, Videira, Caçador e Jaraguá do Sul.

Veja aqui todas as notícias

Workshop debate em Chapecó tendências na produção de alimentos

SESI inaugura Escola de Jovens e Adultos em Brusque

Design e inovação são estratégicos para a indústria

Geração Y exige readaptação de empresas e escolas

Risco de colapso da ponte Hercílio Luz é apresentado na FIESC

Vendas da indústria de SC têm queda em setembro

SESI Farmácia ganha Conceito Varejista em Blumenau

Celesc detalha plano de investimento em reunião na FIESC

FIESC faz balanço das principais ações da Câmara Tributária

Seminário mostra oportunidades do pré-sal para Santa Catarina

Logística reversa é tema de seminário

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun