Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 242  |  16.11 até 23.11.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Design e inovação são estratégicos para a indústria


Presidente do Sistema FIESC, Glauco Côrte, na abertura do seminário (Foto: Elmar Meurer)

A aliança entre design e inovação para ampliar a competitividade da indústria foi a tônica do seminário promovido na quarta-feira (9) pela Federação das Indústrias e a SC Design, em Florianópolis. "Temos que ampliar a competitividade da indústria catarinense e não será com redução de custos que vamos conseguir isso, mas sim com investimentos em novas ideias. Temos a condição de iniciar um novo ciclo para a indústria por meio do design e da inovação", afirmou o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Corte, na abertura do evento.

"O design é o atalho da inovação", declarou o presidente da Seragini Brand Innovation, Lincoln Seragini. Ele explicou que o design é o fator decisivo de escolha na hora da compra. "Muitos setores potenciais do Brasil tem no design o seu denominador comum e talvez a ferramenta mais importante, como os segmentos automobilístico, têxtil e do mobiliário. Por isso ele é estratégico para o crescimento do país", destacou.

Na avaliação do especialista, o Brasil não tem dinheiro nem vocação para investir em pesquisa pura. "Um dos caminhos para o Brasil é investir no design. Gerar ideias não custa dinheiro, o que precisa é a gestão da inovação, é saber o que fazer com essas ideias", disse.

Os problemas enfrentados pelas empresas também foram apontados pelo professor. "Estamos entrando na era da inovação e essa necessidade de inovar se apoia na abundância de produtos que temos no mercado, na concorrência com a China e na substituição da mão de obra pela automação. As empresas precisam ter uma estratégia para inovar, porque essa é a saída. Quem não tiver, vai perder espaço no mercado", finalizou Seragini.

Durante o evento foi apresentado também o caso da empresa paranaense Flexiv a partir do investimento em design e inovação. "A empresa já ganhou mais de uma dezena de prêmios e hoje ocupa uma fatia considerável do mercado diante da concorrência de mais de 16 mil empresas do setor mobiliário do país", afirmou o sócio-fundador da empresa, Ronaldo Duschenes. Ele ressaltou ainda que esse sucesso se deve à cultura da gestão da inovação implantada dentro da empresa e a integração entre todas as áreas para este processo.

A importância da inovação e de uma gestão voltada para a inovação foi destacada pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), Natalino Uggioni, durante o seminário. "Assim como tivemos um movimento exitoso por parte das empresas em busca de padrões de qualidade no início da década de 90, estamos vivendo um momento onde a inovação está na pauta das discussões", afirmou Uggioni. O superintendente da entidade do Sistema FIESC enfatizou ainda que quem não investir em inovação se tornará prisioneiro. "A inovação é o ciclo de vida das empresas. Sem isso, elas irão declinar", concluiu.

O consultor em design estratégico do SENAI, Cleder Bez Batti, encerrou o painel mostrando a importância de se buscar a necessidade do consumidor para posteriormente investir em novos produtos e processos. "É preciso buscar diferenciais no cotidiano das pessoas, saber quem é o público-alvo, qual a realidade dele e o que ele precisa, para depois inovar", defendeu. 

Veja aqui todas as notícias

Workshop debate em Chapecó tendências na produção de alimentos

SESI inaugura Escola de Jovens e Adultos em Brusque

Design e inovação são estratégicos para a indústria

Geração Y exige readaptação de empresas e escolas

Risco de colapso da ponte Hercílio Luz é apresentado na FIESC

Vendas da indústria de SC têm queda em setembro

SESI Farmácia ganha Conceito Varejista em Blumenau

Celesc detalha plano de investimento em reunião na FIESC

FIESC faz balanço das principais ações da Câmara Tributária

Seminário mostra oportunidades do pré-sal para Santa Catarina

Logística reversa é tema de seminário

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun