Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 253  |  22.02 até 29.02.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Missão ao Oriente visita cidade sustentável


Sede da Masdar City onde estão localizados os centros de pesquisa (Foto: divulgação FIESC)
A FIESC encerrou na quinta-feira (16) a participação na missão empresarial ao Oriente Médio com a visita à Masdar City, uma cidade sustentável que está sendo construída em Abu Dhabi, na capital dos Emirados Árabes Unidos. Com investimentos estimados em US$ 22 bilhões, a cidade, que será autossuficiente em energia, abriga um parque com cerca de 90 mil placas fotovoltaicas, que geram energia a partir do sol. O empreendimento também terá capacidade para receber 40 mil habitantes e cerca de 1,5 mil empresas de tecnologia limpa. A FIESC integra missão promovida pelo Ministério do Desenvolvimento (MDIC).

"A Masdar é uma concepção holística da tecnologia limpa e das energias renováveis. Ficamos impressionados com os avanços em direção à qualidade de vida sustentável, com a integração entre o homem e a tecnologia. É uma realidade diferente, que nos transporta para um novo conceito de cidade e mobilidade urbana. Aqui, encontramos um apelo muito grande para a inovação, com investimentos substanciais no desenvolvimento, qualificação e capacitação das pessoas. É uma lição que convalido e que temos dito na FIESC que há necessidade de investirmos em inovação e em educação para qualificar as pessoas não só para serem melhores profissionais e trabalhadores, mas para terem uma qualidade de vida melhor", diz o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que representa a indústria brasileira na missão.

Hoje, a Masdar abriga centros de pesquisa em cooperação com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), além do Imperial College, da Inglaterra.

Quanto à possibilidade de aumento das relações comerciais, Côrte afirma que há um ânimo muito grande por parte dos empresários do Oriente Médio no sentido de ter uma aproximação maior com o Brasil. "É perfeitamente possível ampliar a participação dos produtos e das empresas catarinenses nesse mercado. Temos que superar a questão do câmbio e da distância, mas se conseguirmos evoluir em relação à redução de custos para que possamos competir, certamente teremos espaço para crescer no Oriente Médio", diz.

A missão se iniciou dia 12 de fevereiro, com a realização de um seminário em Riad, na Capital da Arábia Saudita. O encontro teve a participação de empresários e investidores sauditas e brasileiros.

Veja aqui todas as notícias

Ginástica do SESI amplia atendimento no Estado do Maranhão

FIESC tem inscrições abertas para missões à China e ao Panamá

SENAI realiza nova edição de workshop de moda em Blumenau

Estão abertas as inscrições para o SESI Verão

Missão ao Oriente visita cidade sustentável

SESI capacita trabalhadores por meio de cursos de educação

Reunião da Câmara Têxtil debate os desafios do setor

Na FIESC, Porto de Itapoá apresenta plano de expansão

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun