Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 253  |  22.02 até 29.02.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SESI capacita trabalhadores por meio de cursos de educação
A Vitalmar é exemplo de empresa que investe no desenvolvimento de competências de seus trabalhadores. Por meio do SESI, entidade do Sistema FIESC, colaboradores da empresa, instalada em Itajaí, participam de cursos de inclusão digital, da Educação Continuada, e integram turmas da Educação de Jovens e Adultos.

Por meio da Educação Continuada, a indústria implantou o curso Aprenda Clicar, da Série Educação num Clique, que orienta os estudantes no uso da tecnologia da computação. A iniciativa beneficia cerca de 40 colaboradores que estão divididos em três turmas. As aulas ocorrem na sede da empresa, uma vez por semana. O diretor da Vitalmar, Dario Vitali, ressalta que "investir na capacitação profissional dos colaboradores por meio de cursos de informática é reconhecer e possibilitar a estes profissionais uma oportunidade de inclusão digital". Para este ano, a empresa já planeja implantar outras duas turmas.

A empresa também implantou o programa Educação de Jovens e Adultos, que promove a elevação da escolaridade básica de jovens e adultos trabalhadores da indústria, nos níveis fundamental e médio. Cerca de 50 colaboradores integram uma turma de ensino fundamental e outra de ensino médio. "Nossa maior conquista é poder contribuir para a formação do cidadão, despertar-lhe o desejo pelo processo de ensino e aprendizagem", fala Vitali. Para o diretor, a ação possibilita o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, oportunizando novas frentes de trabalho e promovendo um enriquecimento do capital intelectual da empresa.

Sobre a Educação Continuada e a Educação de Jovens e Adultos

Em 2011 o SESI realizou mais de 95 mil matrículas de trabalhadores na Educação Continuada. Os cursos são voltados às necessidades das indústrias para o desenvolvimento de competências pessoais e produtivas dos seus colaboradores frente às novas exigências do mundo do trabalho. Foram oferecidos 98 cursos com base nas demandas das 320 indústrias catarinenses clientes do programa.

Já o programa de Educação de Jovens e Adultos busca adequação à realidade econômica atual de demandas crescentes, rápido desenvolvimento tecnológico, evolução dos processos produtivos e de organização do trabalho. A metodologia de ensino própria, feita especialmente para atender os trabalhadores da indústria, os materiais didáticos e paradidáticos e a infraestrutura disponibilizada contribui para o enriquecimento do trabalho pedagógico. O SESI atende mais de 9,2 mil trabalhadores em parceria com 380 empresas, constituindo-se na maior rede de educação de jovens e adultos in company para as indústrias no Estado de Santa Catarina.

Veja aqui todas as notícias

Ginástica do SESI amplia atendimento no Estado do Maranhão

FIESC tem inscrições abertas para missões à China e ao Panamá

SENAI realiza nova edição de workshop de moda em Blumenau

Estão abertas as inscrições para o SESI Verão

Missão ao Oriente visita cidade sustentável

SESI capacita trabalhadores por meio de cursos de educação

Reunião da Câmara Têxtil debate os desafios do setor

Na FIESC, Porto de Itapoá apresenta plano de expansão

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun