Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 257  |  21.03 até 28.03.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Empresas do Oeste e do Vale se preparam para exportar


Assinatura do convênio foi realizada nesta sexta-feira (16), em Florianópolis (Foto: Fernando Willadino)

A Federação das Indústrias (FIESC) firmou convênio com o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex) e com o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Vale do Uruguai (Simovale), de Chapecó, para capacitar empresas para a exportação. O convênio foi firmado na sexta-feira (16), na reunião de diretoria da Federação.

O convênio prevê a criação de núcleos que vão preparar empresas do Vale do Itajaí e do Oeste para exportar de forma planejada. A iniciativa faz parte do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), um programa da Apex-Brasil, que em Santa Catarina é realizado em conjunto com a FIESC. Serão criados dois núcleos operacionais. Um no Oeste e outro no Vale do Itajaí.

"Essa capacitação vem agregar em termos de conhecimento para a gestão industrial. Vamos olhar para dentro das empresas para ver se os produtos estão adequados para o mercado internacional. Essa ação vai dar a oportunidade de qualificação para novos empreendedores, especialmente nesse momento de câmbio desvalorizado. É o momento de preparar os empresários para a exportação", afirmou o presidente do Simovale, Osni Verona. 

Por meio dos núcleos serão atendidas companhias de micro, pequeno e médio portes, conforme a metodologia do PEIEX, que compreende visita às empresas, diagnóstico, implantação de melhorias e avaliação.

"O projeto representa muito para o grupo de micro, pequenas e médias empresas que partem do princípio que exportar é complicado. Esse processo visa desmistificar essa rejeição natural e compreensível em relação à exportação. Passa a mostrar que tem lados positivos se fizer bem feito. Também traz como consequência um processo de melhoria da operação no mercado interno. Em última instância, a empresa aprimora a operação industrial e todos ganham. Não é fácil. Tem que reconhecer que discutir isso, hoje, com esse câmbio é um desafio. Mas a vantagem do projeto é tentar quebrar as barreiras e a parte negativa e olhar o processo pelo lado positivo", afirmou o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn.

O PEIEX tem o objetivo de disseminar a cultura exportadora nas companhias, além de qualificar e ampliar os mercados das indústrias que estão ingressando no comércio exterior. Também auxiliará as empresas a introduzir melhorias técnicas, gerenciais e tecnológicas.

Veja aqui todas as notícias

Setores privado e público cobram início da obra do contorno

Empresas do Oeste e do Vale se preparam para exportar

Empresas melhoram desempenho a partir de consultorias do SENAI

SESI implementa serviço de alimentação na Coan

FIESC lança missão à China

Projetos ampliam capacidade inovadora de Santa Catarina

Missão empresarial da FIESC embarca ao Panamá

SESI dissemina Objetivos do Milênio na indústria de SC

Gestão profissional é alternativa para aeroporto de Chapecó

SENAI encontra soluções ambientais e industriais

Em oito anos, Porto de Imbituba investe R$ 500 milhões

Cadeia têxtil e do vestuário do Sul reúne-se em fórum do setor

Empresas podem inscrever cases para conferência da Anpei

Panificadores de SC buscam referências para o setor no Chile

FIESC promove palestra sobre comunicação digital

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun