Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 267  |  30.05 até 06.06.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SENAI apresenta cases no Fórum Mundial de Educação
O SENAI de Santa Catarina irá participar do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica com o relato de dois cases, um sobre a aplicação da metodologia de educação por competências e outro sobre as ações de inclusão de pessoas com deficiência. O evento, que é ligado ao Fórum Social Mundial, acontece entre os dias 28 de maio a 1º de junho, em Florianópolis, e já conta com mais de 20 mil inscritos.

A regional catarinense também participou da comissão que ajudou a definir os temas do Fórum, juntamente com profissionais do SENAI do Paraná, São Paulo e da direção nacional. Na segunda edição, o evento terá como tema "democratização, emancipação e sustentabilidade", com conferências divididas nesses três aspectos.

Uma das exposições realizadas pela equipe do Núcleo de Educação do SENAI/SC será sobre a prática da proposta de educação profissional nas unidades da instituição. A metodologia se propõe a desenvolver o cidadão para uma atuação eficaz em situações complexas, a partir da mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes. A apresentação será no dia 1º, às 11h.

Também será apresentado no Fórum o Programa de Desenvolvimento Profissional para Pessoas com Deficiência, da unidade do SENAI em Joinville, que tem promovido a inclusão de jovens no mercado de trabalho. O processo é realizado por meio de parcerias com empresas e entidades representativas para a formulação de cursos que atendam as especificidades dos alunos e as demandas das indústrias.

A instituição será representada na exposição de pôsteres com dois projetos. Um deles mostra ações diferenciadas de educação ambiental realizadas em Joinville: a produção de equipamentos para laboratórios de química e a fabricação de lixeiras com imagens inspiradas em animais em extinção. O segundo, também de Joinville, intitulado "Escola Sistêmica", trata de práticas interdisciplinares de educação profissional.  

Um estande reunirá informações institucionais sobre a atuação do SENAI em Santa Catarina, São Paulo e Paraná. No espaço também serão apresentados projetos inovadores, como o conteúdo interativo desenvolvido para tablets e a bisnaga biodegradável. Os visitantes poderão ainda utilizar a minibiblioteca e o espaço de leitura disponível no estande.

Veja aqui todas as notícias

SC conquista mais quatro troféus no prêmio SENAI Inovação

FIESC debate Código de Defesa do Contribuinte no Senado

Sistema FIESC lança plano de sustentabilidade

Jogos Nacionais do Trabalhador contarão com 73 catarinenses

Prêmio Catarinense de Estágio 2012 tem inscrições abertas

País precisa de mais reformas estruturais, diz Côrte

SESI abre inscrições para o prêmio de qualidade no trabalho

Trabalhadores percorrem 76,5 mil km em desafio do SESI

SENAI apresenta cases no Fórum Mundial de Educação

Pequenas e médias de SC exportam o dobro do Brasil

FIESC inaugura Associação dos Sindicatos em Lages

FIESC recebe delegação italiana

Workshop internacional discutirá energias renováveis

25 de maio: dia da indústria e do respeito ao contribuinte

Cerâmica vermelha busca tecnologia e produção sustentável

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun