Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 267  |  30.05 até 06.06.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Workshop internacional discutirá energias renováveis


Energia eólica está entre os temas a serem discutidos no evento (Foto: Antônio Dourado)

Energias renováveis serão debatidas no Workshop Internacional SENAI de Eletroeletrônica, que o Sistema FIESC realiza nos dias 27 e 28 de junho, em Jaraguá do Sul. O evento contará com palestrantes do Brasil, Alemanha e Colômbia. O workshop integra ações que resultarão no Instituto Tecnologia Eletroeletrônico na unidade local do SENAI.

O diretor adjunto do SENAI em Jaraguá do Sul, Michael Eberle Siemeintcoski, explica que a programação do evento foi estabelecida após uma série de visitas a empresas da região e, por causa disso, energias alternativas estarão no centro dos debates. O evento se inicia com a palestra do engenheiro Eduardo Soriano, coordenador de tecnologia e inovação em energia do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) sobre o plano energético do país para 2030. Soriano deve detalhar as diretrizes e tendências do setor de energia no Brasil e no mundo. "A palestra gera grande interesse entre os empresários, pois envolve geração, transmissão, distribuição e tarifação", afirma Siemeintcoski.

No dia 28, a programação será aberta por Matthias Vetter, do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar, da Alemanha, que tratará de sistemas modulares avançados de bateria, componente chave para veículos elétricos e aplicações fotovoltaicas fixas. O armazenamento de energia elétrica é um dos gargalos para o desenvolvimento de veículos de tração elétrica ou para a geração de energia solar. A indústria automobilística vem lançando veículos de alto desempenho, alguns com autonomia de 180 quilômetros, mas a recarga das baterias demora de quatro a oito horas.

A terceira palestra do evento, sobre geração de energias renováveis e eficiência energética, será apresentada pelo engenheiro Charles de Aquino Amorim, da Weg, de Jaraguá do Sul, e pode contribuir para a redução de desperdícios industriais. Motores novos de alto desempenho podem alcançar 96% de eficiência, contra equipamentos antigos que não chegam a 75% de rendimento. A troca dos equipamentos é um investimento que se paga em pouco tempo e pode resultar em economia na fatura de energia elétrica.

Oportunidades de aumento da competitividade, por meio da conservação e eficiência energética ou pela inovação serão discutidas pelo próprio Michael Eberle Siemeintcoski. Ele apresentará produtos e serviços do SENAI/SC, que incluem consultorias em conservação de energia, eficiência energética e nas Normas Regulamentadoras NR 10 e NR 12. Além disso, Siemeintcoski falará sobre pesquisa aplicada nas plataformas geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (eficiência, energia solar e hidrocinética), tração elétrica (ônibus, caminhões e carros) e componentes eletroeletrônicos (ensaios laboratoriais, metrologia, isolantes, eletrodomésticos, equipamentos biomédicos).

A relação custo-benefício na geração e a eficiência de energias alternativas serão discutidas nas palestras dos engenheiros Levi Souto Júnior, da Tractebel Energia, e Marco Polo Nempeque, do SENA Tecnoparque, da Colômbia. Souto tratará de energia solar e, na sequência, Nempeque apresentará a experiência colombiana de geração de energia hidrocinética em propriedades rurais.

Por fim, Hans Kyling, também do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar, tratará de tecnologias de controle de conversores diretos e híbridos em turbinas eólicas modernas. O tema engloba tecnologias embarcadas para construir o conversor eletrônico para controlar a geração de energia elétrica a partir das correntes de vento. Sistemas de controle são necessários na geração de energia eólica e hidrocinética, para compensar as variações de intensidade do vento ou das correntezas dos rios.

Informações adicionais sobre o Workshop Internacional SENAI de Eletroeletrônica podem ser obtidas por meio do SENAI On Line (0800 48 1212) ou o site www.sc.senai.br/maiscompetitividade.

Desde 2011, o SENAI/SC realizou quatro workshops focados na competitividade industrial. O mais recente, em maio, na cidade de Balneário Camboriú, tratou de logística. No ano passado, os workshops trataram de metalmecânica (Joinville), ambiental e têxtil (Blumenau) e alimentos (Chapecó). Em julho e agosto, serão realizados workshops sobre automação e TI (Florianópolis) e materiais (Criciúma).

Workshop Internacional SENAI de Eletroeletrônica - Energias Renováveis

27 e 28 de Junho - Jaraguá do Sul/SC

Programação:
27 de junho
18h30min - Credenciamento

19 horas - Abertura

19h45min - Tendências, diretrizes e desafios governamentais em pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor de energia para os próximos anos.
Palestrante: Eng° Eduardo Soriano - Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação - MCTI-Brasil. Graduado em Engenharia Eletrônica e especialista em Automação e Controle de Processos pela Universidade de Brasília, mestrando em Ciência Política pela UNIEURO. Atua nos seguintes setores industriais e do conhecimento: Energia, Eletricidade e Combustíveis; Eletroeletrônica; Tecnologias de Comunicação e Informação; Metal-Mecânica; Siderurgia; Plásticos e Vidro; Complexo Militar e Nuclear. Entre 1992 e 2002 trabalhou na criação do Centro de Formação e Acessoria Técnica do SENAI-DF. Desde 2002 atua como coordenador de tecnologia e inovação em energia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

20h35min - Perguntas e Respostas - Q & A

21 horas - Coquetel de abertura

28 de junho

08h30min - Sistemas modulares avançados de bateria: componente chave para veículos elétricos e aplicações fotovoltaicas fixas.
Palestrante: Dr. Matthias Vetter - Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems - FhG ISE / Alemanha. Engenheiro eletricista, possui 13 anos de experiência no Instituto Fraunhofer Sistemas de Energia Solar (ISE). Até 2005 foi gerente de projetos na área de modelagem, simulação e desenvolvimento de estratégias de controle para sistemas de produção de energia distribuída. Até 2010 foi coordenador de grupo de Alimentação Elétrica Independente. Desde 2011 é coordenador do Departamento de Soluções Fotovoltaicas Independentes e Tecnologia para Sistema de Bateria.

09h20min - Geração de Energias Renováveis e Eficiência Energética.
Palestrante: Eng° Charles de Aquino Amorim - WEG / Jaraguá do Sul. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Blumenau/SC, especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná e em Desenvolvimento Gerencial na área de Estratégia, Finanças, Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é responsável pela equipe de desenvolvimento e implantação de soluções eficientes da WEG Equipamentos Elétricos, aplicando produtos de alta eficiência e tecnologia nos processos produtivos, aumentando a confiabilidade, produtividade e eficiência da indústria.

10h10min - Inovação no SENAI/SC em Jaraguá do Sul: produtos e serviços para umentar a competitividade da indústria Catarinense.
Palestrante: Msc. Michael Eberle Siemeintcoski - SENAI/SC - Brasil. Mestre em Engenharia Elétrica, Especialista em Engenharia de Automação Industrial e Graduado em Tecnologia Eletrônica e formação Pedagógica. Possui experiência na Indústria de manufatura do segmento de automação industrial e na área de educação profissional. Em educação profissional atua a mais de 17 anos, exercendo funções de Pesquisador na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica Industrial; Professor da FATEC do SENAIsc em Jaraguá do Sul e Gestor dos Núcleos de Eletroeletrônica, Informática e Metal Mecânica da mesma unidade. Atualmente exerce a função de Diretor Adjunto do SENAIsc em Jaraguá do Sul.

11 horas - Projeto de P&D: desvendando uma central solar fotovoltaica de 3 MWp.
Palestrante: Eng° Levi Souto Júnior - Tractebel Energia / Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e MBA em Gestão Empresarial, especialista em Proteção de Sistema Elétrico de Potência e em Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica. Atua na Tractebel Energia na área de Desenvolvimento de Negócios. No período de 2000 a 2008 trabalhou como engenheiro de operação de usinas termelétricas e engenheiro de manutenção elétrica nas diversas usinas do parque gerador da Tractebel Energia. Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Medição, Controle, Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.

11h50min - Geração de energia hidrocinética, uma solução para comunidades rurais.
Palestrante: Eng° Marco Polo Nempeque - SENA Tecnoparque / Colômbia. Graduado em Engenharia pela Escuela Colombiana de Ingeniería, especialista em Energias Renováveis pela IEFPS Usurbil - Espanha, curso em Tecnologia Eletrônica e Instrumental Industrial com ênfase em Estudo, Formulação e Desenvolvimento de Projetos Focados em Energias Renováveis, pela InWent/GIZ - Alemanha. Atua como instrutor líder na área de energias renováveis da rede de conhecimento em energia elétrica do SENA - Serviço Nacional de Aprendizagem, na Colômbia.

12h40min - Tecnologias de controle de conversores diretos e híbridos em turbinas eólicas modernas.
Palestrante: Msc. Hans Kyling - Fraunhofer Institute for Wind Energy and Energy System Technology - FhG IWES / Alemanha. Graduado em Engenharia Mecânica pela RWTH Aachen University, atua como engenheiro de projetos na Fraunhofer IWES, em Bremerhaven, na Alemanha, desde julho de 2010, colaborando no desenvolvimento e execução de uma bancada de testes de nacela de turbina eólica em larga escala.

13h30min - Perguntas e Respostas - Q & A

14 horas - Encerramento

Veja aqui todas as notícias

SC conquista mais quatro troféus no prêmio SENAI Inovação

FIESC debate Código de Defesa do Contribuinte no Senado

Sistema FIESC lança plano de sustentabilidade

Jogos Nacionais do Trabalhador contarão com 73 catarinenses

Prêmio Catarinense de Estágio 2012 tem inscrições abertas

País precisa de mais reformas estruturais, diz Côrte

SESI abre inscrições para o prêmio de qualidade no trabalho

Trabalhadores percorrem 76,5 mil km em desafio do SESI

SENAI apresenta cases no Fórum Mundial de Educação

Pequenas e médias de SC exportam o dobro do Brasil

FIESC inaugura Associação dos Sindicatos em Lages

FIESC recebe delegação italiana

Workshop internacional discutirá energias renováveis

25 de maio: dia da indústria e do respeito ao contribuinte

Cerâmica vermelha busca tecnologia e produção sustentável

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun