Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 269  |  13.06 até 20.06.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Vendas da indústria de SC acumulam alta de 11,6% até abril


Com alta de quase 30% no faturamento até abril, o setor de máquinas e equipamentos está entre os segmentos que puxaram o desempenho no período (Foto: Plínio Bordin/FIESC)
As vendas reais da indústria catarinense acumularam alta até abril de 11,6%, mostra a pesquisa indicadores industriais, realizada pela Federação das Indústrias (FIESC) com 200 empresas. Os melhores resultados no período ocorreram nos setores máquinas e equipamentos, que produz a linha branca (29,9%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (19,3%) e alimentos e bebidas (18,4%). De janeiro a abril, a massa salarial real aumentou 8,1% e as horas trabalhadas na produção decresceram 1,4%. A capacidade instalada passou de 83,89% no acumulado de 2011 para 83,27% no mesmo período neste ano.

"Apesar da alta nas vendas acumuladas, a redução do uso da capacidade instalada e os dados do IBGE relativos à produção industrial sugerem que a elevação das vendas é provocada principalmente pela redução de estoques e incorporação de itens importados ao portfólio da indústria", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

O setor de alimentos, que acumula alta no faturamento, vem crescendo ano a ano e alcançando posições melhores, afirma o empresário do segmento, Jacir Pamplona. "O desempenho não está mais na mesma velocidade que vinha até 2008, mas seguimos crescendo. Tem muita gente, principalmente nos países asiáticos, entrando no mercado consumidor. Esses países não têm como abastecer a população que está entrando nesse mercado. Com isso, abrem-se oportunidades para o Brasil exportar" afirma ele.

O setor moveleiro, que fechou 2011 com mais de 10% de queda nas vendas, acumula alta até abril de 4,2%. Conforme o presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria do Mobiliário da FIESC, Arnaldo Huebl, após forte queda nas exportações registradas em 2009 e 2010, as moveleiras se reestruturaram e foram para o mercado interno. "Não teremos mais a situação que vivemos no passado quando muitas companhias eram 100% voltadas ao mercado externo. O ano passado foi de ajuste para as empresas. De um modo geral, vamos fechar 2012 com resultado positivo e neste ano teremos rentabilidade", diz Huebl.

As vendas da indústria do Estado em abril ante o mesmo mês em 2011 aumentaram 9,6%. Na comparação abril sobre maio houve recuo de 11,7%, com queda generalizada em 15 dos 16 setores pesquisados pela FIESC. 

Veja aqui todas as notícias

Exportação de Santa Catarina acumula alta de 8,8% até maio

SENAI realiza palestras gratuitas para gestores de pessoas

Sistema FIESC abre inscrições para o Prêmio de Jornalismo

Liberação de incentivos da Lei da Informática precisa ser mais rápida

SESI abre inscrições para o prêmio de qualidade no trabalho

Vendas da indústria de SC acumulam alta de 11,6% até abril

FIESC defende inovação para a competitividade

Câmara da Agroindústria terá 1ª reunião na quinta-feira, dia 14

Palestra aborda as diferenças entre a visão oriental e a ocidental nos negócios

Estão abertas inscrições para Prêmio Catarinense de Estágio

Catarinenses vão à Ponte de Comércio Turquia-Mundo

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun