Newsletter do SENAI/SC - empresas e instituições  |  nº 5  |  maio-junho de 2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Prêmio reconhece boas práticas na contratação de aprendizes


Aprendizagem contribui para a capacitação profissional e para a formação de cidadãos. Foto: Edson Junkes.
Indústrias catarinenses que contratam jovens aprendizes do SENAI poderão concorrer ao Prêmio Aprendizagem Cidadã, lançado pelo Sistema FIESC em maio e que vai reconhecer as empresas que adotam as melhores práticas na contratação de aprendizes. "O prêmio será um reconhecimento às organizações que cumprem um papel social de apoiar a capacitação profissional e a formação de cidadãos", afirmou o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte.

Os critérios de avaliação compreendem ações voltadas para desenvolvimento da cidadania, número de adolescentes e jovens contratados como aprendizes, histórico de efetivação de aprendizes, cumprimento das normas e legislação e benefícios adicionais oferecidos. As empresas concorrerão em duas categorias - médio porte, de 100 a 500 empregados, e grande porte, acima de 500 empregados. As inscrições dos cases podem ser feitas entre os dias 2 de julho a 14 de setembro, por meio do portal do SENAI/SC (www.sc.senai.br), onde também constam regulamento e formulário de inscrição, que deve ser encaminhado juntamente com o projeto e um resumo, de três páginas.

A avaliação será feita em duas etapas. A primeira, entre 14 e 28 de setembro, consiste na análise da conformidade da empresa com os requisitos do prêmio, com base no projeto escrito, e determinará as três finalistas em cada categoria. A segunda etapa será realizada no dia 26 de outubro, quando as seis finalistas farão apresentação presencial dos projetos à comissão examinadora. A premiação será realizada na reunião da diretoria da FIESC do mesmo dia.

O SENAI possui atualmente 10,6 mil matrículas em cursos de aprendizagem industrial, mas tem estimativa de chegar a 11 mil até o final do ano, o que representa um crescimento de 150% em relação ao registrado em 2008. "A aprendizagem se caracteriza como uma oportunidade para que as empresas antecipem a atração e retenção de talentos", afirma o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda. "Além disso, as organizações podem desde cedo disseminar sua cultura organizacional entre os jovens profissionais", observa.

Veja aqui todas as notícias

Brusque inaugura ampliação e revitalização

MIT e Fraunhofer vão apoiar institutos de inovação de SC

Projeto promove a inserção de deficientes no mercado de trabalho

Prêmio reconhece boas práticas na contratação de aprendizes

» Indústrias moveleiras buscam a certificação de berços

» Programa incentiva aprimoramento na área ambiental

» Empresas apontam demandas de aprendizes em SC

» Conheça as ideias selecionadas para a pré-incubadora do SENAI/SC

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun