Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 277  |  08.08 até 15.08.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SENAI/SC é uma das mais lembradas no Top of Mind 2012


Arruda (e) recebe premiação das mãos de Glauco José Côrte (Foto: Fernando Willadino)
A marca SENAI é a mais lembrada em Ensino Técnico e Profissionalizante em Santa Catarina, segundo a pesquisa Top of Mind, realizada pelo Jornal A Notícia, do grupo RBS, e o Instituto Mapa. As 43 marcas líderes foram premiadas na noite de quarta-feira (1º de agosto) no Centro de Eventos do Sistema  FIESC, em Florianópolis.

Entidade do Sistema FIESC, o Departamento Regional do SENAI de Santa Catarina registra mais de 1,8 milhão de matrículas desde sua instalação, em 1954. Atualmente, por ano, são realizadas cerca de 100 mil matrículas em educação profissional, além de mais 110 mil horas de serviços laboratoriais e 85 mil horas de serviços de consultoria. A organização possui 35 unidades formalmente constituídas e estruturas de atendimento em mais de 60 municípios, em todas as regiões do Estado.

No Brasil, o SENAI está presente em todos os Estados, com 797 unidades operacionais (471 fixas e 326 móveis). Em 60 anos de existência, a entidade capacitou mais de 50 milhões de brasileiros. São 2,3 milhões de matrículas e dois milhões de horas de serviços especializados por ano. A instituição surgiu no Brasil em 1942, com o objetivo de qualificar profissionais para a indústria numa época em que o país, ainda essencialmente agrário, iniciava um processo de urbanização e industrialização.

"O SENAI é uma entidade da indústria, com uma atuação sempre alinhada às demandas do setor", afirma o diretor regional, Sérgio Roberto Arruda. Por essa lógica, a partir das décadas de 1970 e 1980, a instituição começou a ampliar o leque de atuação, passando a oferecer cursos técnicos e, mais tarde, no final do século XX e início do século XXI, cursos de graduação tecnológica e pós-graduação, além de serviços especializados de apoio ao desenvolvimento industrial.

"A lembrança da marca pela comunidade é a demonstração da importância que o SENAI tem na formação técnica do jovem", afirma o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, que participou da solenidade de premiação, com o governador Raimundo Colombo, diretores do grupo RBS e outras lideranças políticas e empresariais.

Construção da marca

A construção de marca está diretamente relacionada a campanhas institucionais e promocionais e ações de relacionamento (como promoções, concursos e gincanas) com alunos e a comunidade. Um caso concreto e de maior impacto é o SENAI Casa Aberta, evento no qual a instituição abre as portas para a comunidade e reúne, por edição, em torno de 70 mil pessoas no Estado. A iniciativa surgiu em Santa Catarina e foi transformada em estratégia nacional.

Além disso, a instituição investe em ações nas redes sociais e blogs, nos seguintes endereços: http://www.sc.senai.br, www.facebook.com/senaisc, @SENAIsc (twitter), formspring.me/senaisc e www.blogdoconhecimento.com.br.

Sérgio Arruda salienta que a preocupação constante de manter a qualidade da educação, a metodologia de ensino se torna um grande diferencial da organização. "Todos os cursos possuem ênfase em aulas práticas, em laboratórios atualizados, o que se reflete na qualidade do ensino e na garantia de que o aluno já sai preparado para o mercado de trabalho", afirma.

Pesquisa

A pesquisa Top of Mind, realizada no início de março, envolveu 1.004 pessoas das classes A, B, C e D nas 25 cidades catarinenses com maior potencial de consumo. Os entrevistados apontaram a marca mais lembrada em 25 segmentos e indicaram o político de destaque no Estado (o governador Raimundo Colombo) e o time de futebol de Santa Catarina (Figueirense).

As categorias questionadas foram supermercado, loja de eletrodomésticos, loja de material de construção, shopping center, loja de departamentos, farmácia, plano de saúde, laboratório de exames clínicos, grife de roupa adulta, grife de roupa infantil, roupa de cama, mesa e banho, construtora de imóveis, pisos e revestimentos, tubos e conexões, água mineral, arroz, leite, operadora de telefonia celular, empresa de vigilância e segurança, empresa de transporte de passageiro rodoviário, ensino técnico, universidade, grande empresa catarinense, grande empresa pública e empresa de destaque em responsabidade social.

Veja aqui todas as notícias

Em Joinville, FIESC promove seminário sobre sustentabilidade

SESI Indústria do Conhecimento inaugura 12ª unidade

SENAI/SC é uma das mais lembradas no Top of Mind 2012

IEL abre inscrições para cursos EaD sobre mercado de trabalho

» FIESC está com inscrições abertas para missão à China

» Workshop debaterá tendências na área de materiais

» Comércio com a Argentina é tema de seminário

» SESI abre inscrições para campeonato estadual de tênis

» Seminário debate propriedade intelectual e inovação

» SENAI ajuda na certificação de fabricantes de copos

» FIESC lança missão empresarial ao Oriente Médio

» Trabalhadores da indústria são vacinados contra gripe

» PREVISC comemora 25 anos com homenagens aos patrocinadores

» Indústria prepara proposta para o licenciamento ambiental

» FIESC e AMC realizam evento de integração

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun