Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 277  |  08.08 até 15.08.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» SENAI ajuda na certificação de fabricantes de copos


Empresa Minaplast conseguiu aprimorar processos de gestão (Foto: divulgação Minaplast)
Duas indústrias do Sul de Santa Catarina contaram com o apoio do SENAI no processo de preparação para o atendimento à portaria 453/2010, do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que estabelece a certificação de produtos e processos de fabricantes de copos plásticos. Profissionais da unidade do SENAI em Criciúma atuaram no diagnóstico e adequação do sistema de gestão das empresas Minaplast, de Urussanga, e Copozan, de Orleans. Agora, as empresas estão próximas de conseguirem a certificação. Em Santa Catarina, o SENAI integra o Sistema FIESC.

Além de realizar consultoria em gestão para empresas que buscam a certificação, o laboratório de materiais de Criciúma também foi considerado apto pelo Instituto Nacional de Avaliação de Conformidade de Produto para realizar ensaios laboratoriais com os copos plásticos e avaliar a conformidade com as normas técnicas.

A auditoria no sistema de gestão é uma das exigências para se conseguir a certificação - juntamente com a aprovação dos produtos em ensaios laboratoriais.  Pelos critérios estabelecidos, as empresas precisam atender a diversos itens da norma NBR ISO 9001 - como satisfação dos clientes, ações corretivas e preventivas, verificação de produtos, controle de produção, entre muitos outros.

A empresa Copozan já foi aprovada tanto na auditoria de sistema de gestão e quanto na avaliação do produto e agora está autorizada a utilizar o selo de certificação do Inmetro. A Minaplast também passou pela etapa de auditoria e optou por submeter seus produtos para avaliação já em acordo com a recente revisão da norma técnica.

"Nós já temos um sistema de gestão da qualidade, mas a consultoria do SENAI veio a agregar o trabalho que era feito, complementando conhecimentos e ajudando a sanar dúvidas e auxiliar da execução", avalia o gerente administrativo da Minaplast, Adroaldo de Brida. "Nos preocupamos em ficar dentro das normas e esperamos que todas as empresas também o façam".

De acordo com a consultora do SENAI em Criciúma Simone Bitencourt da Silva, uma das vantagens da certificação é garantir a constância da qualidade dos produtos oferecidos. "Com um sistema de gestão refinado, as empresas aumentam a garantia de que os consumidores vão receber produtos sempre com o mesmo padrão", explica.

Veja aqui todas as notícias

Em Joinville, FIESC promove seminário sobre sustentabilidade

SESI Indústria do Conhecimento inaugura 12ª unidade

SENAI/SC é uma das mais lembradas no Top of Mind 2012

IEL abre inscrições para cursos EaD sobre mercado de trabalho

» FIESC está com inscrições abertas para missão à China

» Workshop debaterá tendências na área de materiais

» Comércio com a Argentina é tema de seminário

» SESI abre inscrições para campeonato estadual de tênis

» Seminário debate propriedade intelectual e inovação

» SENAI ajuda na certificação de fabricantes de copos

» FIESC lança missão empresarial ao Oriente Médio

» Trabalhadores da indústria são vacinados contra gripe

» PREVISC comemora 25 anos com homenagens aos patrocinadores

» Indústria prepara proposta para o licenciamento ambiental

» FIESC e AMC realizam evento de integração

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun