Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 277  |  08.08 até 15.08.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» FIESC e AMC realizam evento de integração


Evento de integração com os magistrados foi realizado nesta sexta-feira, dia 3, na sede da Federação, em Florianópolis (Foto: Filipe Scotti)

"Nosso grande foco tem sido a melhoria da qualificação do trabalhador para prepará-lo para uma nova realidade de uma economia mais competitiva que exige mais tecnologias", afirmou o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, durante encontro com magistrados. O evento de integração entre o Sistema FIESC e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) foi realizado na sexta-feira (3), em Florianópolis.

Côrte apresentou aos juízes e desembargadores presentes os principais investimentos voltados à elevação da competitividade do setor industrial. Entre eles estão R$ 330 milhões para a educação nos próximos três anos, que serão aplicados pelo SENAI e pelo SESI. Serão criados oito institutos de tecnologia e dois de inovação. Ele também reafirmou o compromisso de duplicar o número de matrículas em educação profissional, de 90 mil para 180 mil até 2014.

O presidente da FIESC fez um panorama dos principais números da indústria no Estado, que emprega 750 mil trabalhadores. No primeiro semestre do ano, o segmento foi responsável por mais de 50% dos empregos formais criados no Estado. A indústria representa 33% do Produto Interno Bruto de Santa Catarina e responde por 54% das exportações. O setor consome 40% da energia gerada e transmitida no Estado e gerou 6 bilhões em tributos estaduais e federais (ICMS e IPI) em 2011.  

No ano passado, por meio do Sistema FIESC, foram realizados 1,3 milhão de atendimentos na área da saúde, 550 mil em saúde e segurança do trabalho, 410 mil atendimentos odontológicos, 128 mil consultas médicas, além de 110 mil refeições por dia para os trabalhadores.

"Temos o propósito de nos aproximar da justiça de Santa Catarina e manter um bom relacionamento. Nosso desejo é ouvir, conhecer, entender melhor. É um desejo recíproco que trará bons resultados para sociedade catarinense", afirmou Côrte, destacando a convergência dos pontos de vista das duas entidades.

Côrte também destacou a busca por um ambiente mais favorável aos negócios e apresentou a Agenda Legislativa da Indústria, documento que reúne 48 projetos em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que são de interesse da indústria.

O presidente da AMC, Sérgio Luiz Junkes, disse que propósito da justiça é estar mais perto das pessoas. "Esse também é o proposito do Sistema FIESC. A indústria está mais perto do que imaginamos", disse Côrte, referindo-se à variedade de produtos fabricados aqui.

Junkes, que assumiu a presidência da AMC neste ano, começou sua carreira no setor industrial, em Joinville. Ele afirmou que o judiciário catarinense se destaca nacionalmente como um dos mais produtivos do país, além de ser referência em gestão e informatização. "Queremos debater com os industriais o que os magistrados podem fazer para melhorar os serviços e para aperfeiçoar o sistema legal", disse ele.

Junkes disse ainda que legislações arcaicas de distorcidas colocam os magistrados em uma situação adversa para prestar um serviço melhor.

A AMC, que em 2011 completou 50 anos de fundação, tem 630 associados entre juízes e desembargadores.

Veja aqui todas as notícias

Em Joinville, FIESC promove seminário sobre sustentabilidade

SESI Indústria do Conhecimento inaugura 12ª unidade

SENAI/SC é uma das mais lembradas no Top of Mind 2012

IEL abre inscrições para cursos EaD sobre mercado de trabalho

» FIESC está com inscrições abertas para missão à China

» Workshop debaterá tendências na área de materiais

» Comércio com a Argentina é tema de seminário

» SESI abre inscrições para campeonato estadual de tênis

» Seminário debate propriedade intelectual e inovação

» SENAI ajuda na certificação de fabricantes de copos

» FIESC lança missão empresarial ao Oriente Médio

» Trabalhadores da indústria são vacinados contra gripe

» PREVISC comemora 25 anos com homenagens aos patrocinadores

» Indústria prepara proposta para o licenciamento ambiental

» FIESC e AMC realizam evento de integração

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun