Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 301  |  13.02 até 20.02.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Catarinense vai a Singapura desenvolver projeto em 3D


Natã Barbosa ao ser premiado em Londres (Foto: divulgação WorldSkills)
Os horizontes profissionais de Natã Barbosa, ex-aluno do SENAI/SC (entidade do Sistema FIESC) e medalhista de ouro no WorldSkills 2011 continuam se ampliando. Passados 14 meses da conquista do primeiro lugar na ocupação de web design no torneio internacional de educação profissional, o catarinense de Joinville foi convidado a participar de um projeto de inovação tecnológica baseado em Realidade Virtual 3D da WorldSkills Foundation, em Singapura. Iniciando-se em março, o projeto terá duração de três meses.

Natã se diz surpreso e desafiado com o convite. "Vou integrar uma equipe de profissionais de ponta, será mais um grande aprendizado", afirma. Ele explica que seu papel no projeto será no âmbito de programação, testes em softwares (para verificar se estão de acordo com a proposta inicial) e desenvolvimento de interfaces, áreas em que já atua. Mas também terá com contato mais próximo com Realidade Virtual 3D, tema com o qual ele não tem muita familiaridade.

O projeto tem o objetivo de desenvolver um ambiente de aprendizado para um curso de floricultura do Institute of Technical Education (ITE), instituição de educação profissional de Singapura. Barbosa ainda não tem muitos detalhes do projeto e considera que o grupo de trabalho poderá oferecer muitas propostas inovadoras. Depois da floricultura, outras áreas podem ser atendidas.

Barbosa estima que cerca de 10 pessoas deverão trabalhar na iniciativa, incluindo um expert holandês da área de web design e outros profissionais do ITE. O catarinense destaca o apoio que recebeu da Neogrid, empresa na qual trabalha e que o liberou para atuar no projeto na Ásia.

A WorldSkills International é uma organização composta por entidades de educação profissional de todo o mundo, incluindo o SENAI, e que promove o torneio internacional de educação profissional, entre outros eventos de fomento da educação profissional. Presidida pelo ex-presidente do WorldSkills Tjerk Dusseldorp, a WorldSkills Foundation tem o objetivo de disseminar conhecimentos e os talentos dos participantes do WorldSkills.

WorldSkills

Natã se tornou o primeiro catarinense a conquistar medalha de ouro no WorldSkills, o torneio internacional de educação profissional, evento no qual os estudantes de todo o mundo realizam tarefas típicas de suas profissões. Ele venceu na ocupação de Web Desing, em outubro de 2011, em Londres.

Atualmente, outros quatro estudantes do SENAI de Santa Catarina disputam vagas para a próxima edição do WorldSkills, em julho, em Leipzig-Alemanha. Guilherme Vilvert (em Fresagem CNC - de Joinville); Ariel Bertoluci (Construção em Alvenaria - Blumenau), Felipe Kupchak (Manutenção Aeronáutica - São José), e Antônio da Cunha Junior (Marcenaria Estrutural - São Bento do Sul) ficaram na primeira ou segunda colocação na Olimpíada do Conhecimento nacional, no ano passado, e assim se classificaram para provas seletivas. Agora, aguardam os resultados finais dessas seletivas para saber se garantiram o passaporte para a Alemanha.

Veja aqui todas as notícias

SENAI duplicará matrículas para construção em 2013

Durante encontro, FIESC propõe agenda conjunta com ALESC

Seminários mostram às empresas como exportar

Um em cada três catarinenses têm pressão alta

» Catarinense vai a Singapura desenvolver projeto em 3D

» Abertas inscrições para missões à Alemanha e ao Panamá

» Laboratório de Blumenau conquista premiação nacional

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun