Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 301  |  13.02 até 20.02.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SENAI duplicará matrículas para construção em 2013
Depois de investimentos nos últimos dois anos de R$ 5,5 milhões na implantação de quatro unidades fixas, quatro móveis e 77 laboratórios didáticos móveis, em 2013 o SENAI/SC deve duplicar suas matrículas em cursos para a construção civil. A previsão é fechar o ano com 9,5 mil matrículas, das quais 6,5 mil em cursos gratuitos realizados no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "Esta é uma contribuição do Sistema FIESC para um setor que, com 12 mil empresas, gera mais de 105 mil empregos no Estado e vem ampliando a demanda por profissionais qualificados", diz o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte.

O crescimento nas matrículas está amparado nos investimentos na infraestrutura de atendimento e na oferta de cursos gratuitos, por meio do Pronatec. Em 2011, então contando com três escolas especializadas- em Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville -, o SENAI/SC iniciou um programa de ampliação da infraestrutura voltada para o atendimento ao setor. Foram construídas outras três unidades fixas, nas cidades de Criciúma, Palhoça e Chapecó, e implantadas quatro unidades móveis, carretas com diversos laboratórios completos e que percorrem as demais cidades do Estado, conforme a demanda. Outra unidade fixa será instalada em Itajaí este ano.

Além disso, o SENAI dedicou para a construção civil 77 dos 140 laboratórios móveis que implantou no final de 2012. "São dispositivos minuciosamente planejados, transportados em veículos utilitários comerciais e que podem ser instalados em cidades onde não existem unidades da instituição, em locais como, por exemplo, centros comunitários ou outros ambientes", afirma o diretor regional adjunto do SENAI/SC, Marco Antônio Dociatti. Os laboratórios voltados à construção civil são especializados em aplicação de revestimentos cerâmicos, carpintaria, instalações elétricas, instalações hidráulicas, alvenaria e pintura. Esses laboratórios têm capacidade para atender 9,9 mil alunos por ano.

Em seu portfólio, o SENAI/SC oferece ao setor da construção civil um curso técnico (em cinco cidades), três de aprendizagem (com oito turmas, em sete cidades) uma pós-graduação e duas dezenas de cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Além disso, presta serviços especializados de consultoria e em metrologia. As consultorias são nas áreas ambiental, processo produtivo e gestão da qualidade. Os serviços de metrologia atendem os segmentos ambiental, de placas cerâmicas, concreto, cerâmica vermelha, tubos e conexões, tintas e portas de madeira e são prestados pelas unidades de Blumenau, Criciúma, Rio do Sul, São Bento do Sul e Tijucas.

"O desafio maior, neste momento, é atrair as pessoas para esses cursos oferecidos", afirma Dociatti. "A participação das empresas neste esforço é decisiva", ressalta.

Veja aqui todas as notícias

SENAI duplicará matrículas para construção em 2013

Durante encontro, FIESC propõe agenda conjunta com ALESC

Seminários mostram às empresas como exportar

Um em cada três catarinenses têm pressão alta

» Catarinense vai a Singapura desenvolver projeto em 3D

» Abertas inscrições para missões à Alemanha e ao Panamá

» Laboratório de Blumenau conquista premiação nacional

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun