Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 312  |  02.05 até 08.05.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Treinamento internacional atualiza equipe do IEL/SC


Neil Cambridge, da Comparison International, aplica o treinamento de Benchmarking (Foto: Pollyanna Niehues)
Uma semana de imersão em ferramentas e conceitos para melhorar as estratégias de inovação na indústria catarinense irá atualizar a equipe de profissionais do IEL/SC, entidade do Sistema FIESC. De 29 a 3 de maio, das 9h às 17h, ocorre o treinamento de Benchmarking Industrial, uma consultoria do IEL/SC que analisa os processos da indústria e os compara com as melhores referências do mercado, para sugerir melhorias nos processos produtivos e na gestão da inovação. Quem aplica os conhecimentos é o especialista em Benchmarking, Neil Cambridge, presidente da Comparison International, uma consultoria com sede na Inglaterra.

A programação inclui a introdução de conceitos atuais e a análise de questionários voltados para a gestão da inovação, bem como simulações de aplicação. Michele Mamede Faiad, coordenadora do Programa de Fortalecimento dos Sistemas Regionais de Inovação da CNI, destaca a importância de identificar o nível de maturidade das empresas, quando o assunto é gestão da inovação. "A metodologia internacional de indicadores da Comparison tem por foco avaliar periodicamente como a empresa está em relação ao mercado e, após a estruturação desse novo modelo, poder definir o plano de ação para tornar a inovação efetiva no seu dia a dia", disse Michele, que participa do treinamento.

As dinâmicas apresentadas por Cambridge fazem com que os participantes conversem entre si, em busca das melhores práticas da gestão da inovação. "O Brasil tem um grande potencial para aplicar a inovação no dia a dia da indústria e o que falta é sustentar essa prática com conteúdos de qualidade. Entender pontos fortes e fracos, trabalhar para manter o que há de bom e melhorar o que está faltando", afirmou o palestrante.

"Demos um salto de qualidade em relação ao que já vinha sendo feito até então. O Benchmarking é um aprendizado que auxilia as empresas a definir um plano de ação para ganhos de competitividade", disse Natalino Uggioni, superintendente do IEL/SC.

O IEL/SC é o único instituto do Brasil com permissão para incluir informações na base de dados internacional do Benchmarking e trabalha para manter a atualização do mapeamento estratégico da inovação. A partir desse treinamento, o questionário específico para a gestão da inovação poderá ser replicado para demais locais do mundo. A ação faz parte do Programa de Fortalecimento dos Sistemas Regionais de Inovação e busca ampliar os conhecimentos em inovação para o aumento da competitividade.

Veja aqui todas as notícias

SENAI/SC teve o segundo melhor desempenho do país

Qualidade de vida é um dos temas do evento Jornada da Indústria

Sistema FIESC firma cooperação com Ministério do Esporte

Fórum Industrial Sul debate perspectivas para o Gás Natural

» Criciúma terá workshop de inovação com participação do IEL

» Indústria gráfica debate desafios do setor

» Carro elétrico de SC será exposto na Jornada de Inovação

» Indústria debate inclusão da pessoa com deficiência

» Côrte fala sobre perspectivas econômicas para empresários

» Reunião na FIESC apresenta panorama da energia em SC

» Treinamento internacional atualiza equipe do IEL/SC

» SC investirá R$ 2,8 bilhões em infraestrutura, diz Cobalchini

» Aluna de Criciúma é finalista de concurso nacional de moda

» FIESC fala de inovação e criatividade no Fórum SCMC

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun