Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 330  |  04.09 até 11.09.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Torneio é vitrine da educação profissional para a indústria


Cristian de Oliveira disputou a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento em 2012 e hoje leciona para 100 alunos do SENAI de Lages (Foto: Evande João da Silva)
Lages sedia de 9 a 13 de setembro a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo SENAI, entidade da FIESC. São cerca de 200 alunos, que serão avaliados por mais de 170 docentes, e competirão por vagas na fase nacional, que classifica para o WorldSkills, torneio internacional de educação profissional. Além disso, cerca de 10 mil pessoas devem visitar o evento, que está alinhado ao Movimento A Indústria pela Educação, e será realizado na unidade do SENAI e no CentroSerra Convention Center, ambos no bairro Universitário.

As provas da competição reproduzem os ambientes de trabalho e desafiam os estudantes a produzir peças ou desenvolver processos típicos da indústria. Os competidores são avaliados pela precisão do trabalho final, bem como pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram. Contam pontos a capacidade de planejamento, o bom aproveitamento dos recursos e materiais, a perspicácia para encontrar soluções e o comportamento.

O evento estabelece parâmetros de qualidade na execução das provas, preparando profissionais mais qualificados para atuar na indústria. Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a Olimpíada é uma oportunidade para que os alunos demostrem a capacitação, o preparo e a competência. "É muito importante, porque na etapa estadual selecionamos os melhores alunos, que competirão na nacional e, depois, na competição internacional", afirma.

Competidor de web design pela unidade anfitriã, onde faz o curso técnico de informática, o estudante Jackson Eduardo da Silva treina oito horas por dia, pois não quer desperdiçar a oportunidade de crescimento profissional. "É uma oportunidade única e que poucos têm. Para mim significa tudo", afirma. Foi nessa ocupação que Santa Catarina conquistou sua primeira medalha de ouro do WorldSkills, com o jovem Natã Barbosa, de Joinville, em 2011.

Outra contribuição da Olimpíada é a formação de docentes. Muitos dos competidores são contratados após as disputas para capacitar os alunos do SENAI, como é o caso de Cristian de Oliveira. Ouro na etapa estadual, em 2012 ele disputou a etapa nacional na prova de instalação elétrica industrial e hoje, aos 21 anos, leciona para cem alunos da unidade de Lages. "Todo o período de preparação é importante. Durante a prova, que simula situações reais da indústria, os competidores vivenciam os conhecimentos aprendidos no curso técnico", fala Cristian que também é treinador de um dos competidores da prova de instrumentação e controle de processos.

"As indústrias buscam cada vez mais esses talentos no mercado e o SENAI, com a Olimpíada do Conhecimento, contribui para este objetivo", explica o coordenador da Olimpíada Nacional, Luiz Eduardo Leão. "O evento tem a função de mostrar o que o SENAI efetivamente faz em termos de tecnologia, organização e preparação dos alunos", afirma o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda.

Em paralelo ao torneio, a entidade promove a Mostra Inova SENAI que reunirá 13 projetos de inovação desenvolvidos por alunos e professores da entidade. Os projetos têm caráter ambiental, de inclusão e aumentam a eficiência nos processos.

Veja aqui todas as notícias

Contorno da BR-101 depende agora das audiências públicas

FIESC, AMC e TJ-SC firmam convênio para capacitação de jovens

FIESC apresenta propostas ao estatuto da micro e pequena

Torneio é vitrine da educação profissional para a indústria

» Reunião debaterá impactos da Tarifa Externa Comum

» Inovação depende de investimento na educação

» Opinião: Qualidade de vida e resgate à cidadania

» IEL recebe homenagem da UFSC

» SESI/SC tem novo superintendente

» FIESC defende mais investimentos para a região Serrana

» SESI inaugura terceiro restaurante em Jaraguá do Sul

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun