Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 156  |  24.03 a 31.03  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIESC encerra missão no Oriente com acordo na Jordânia


Presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, assina acordo de cooperação na Jordânia
Um acordo de cooperação assinado pela Federação das Indústrias (FIESC) e pela Câmara de Indústria da Jordânia (JCI) abre possibilidades de novas parcerias entre Santa Catarina e a Jordânia nas áreas petrolífera, de infraestrutura, de energia e de engenharia. O protocolo, que marcou o encerramento da missão catarinense ao Oriente, foi assinado na quinta-feira (18), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro Miguel Jorge e do primeiro-ministro da Jordânia, Samir Rifai.

O presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, que lidera a comitiva catarinense, ministrou palestra sobre oportunidades de intercâmbio comercial entre Santa Catarina e Jordânia, durante o seminário Brasil-Jordânia: perspectivas de comércio e investimentos, realizado na cidade de Amã. Em outro momento do evento desta quinta, Corrêa, que é também vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), falou aos cerca de 500 empresários da Jordânia, Iraque e do Brasil, sobre o potencial da indústria brasileira.

Os países visitados durante a missão internacional da FIESC, iniciada na semana passada, têm grande importância, pois representam oportunidade de crescimento dos negócios de Santa Catarina no exterior, avalia Corrêa. "No caso da Jordânia, por exemplo, embora ela tenha porte parecido com Santa Catarina, pode facilitar a entrada de produtos catarinenses em diversos países da região, como Líbano, Síria, Irã e Arábia Saudita", avaliou, destacando ainda a posição estratégica da Turquia, entre a Europa e a Ásia.

O presidente da FIESC afirmou ainda que o fato de países do oriente médio possuírem segmentos industriais similares aos de Santa Catarina, - com destaque para setores como têxtil e mecânico, além de forte atividade turística -, também abre a perspectiva de intercâmbio de produtos complementares entre as economias do estado e da região. Outra área com oportunidades de negócios é a de infra-estrutura, com fornecimento de produtos e serviços. "Os contatos deixam claro que encontros como os realizados durante a missão são fundamentais para iniciar e aprofundar relacionamentos comerciais. O próximo passo é receber no Brasil empresários dos países visitados, para que possam ser consolidadas novas parcerias", disse.

O número de habitantes da Jordânia é próximo ao de Santa Catarina, cerca de 6 milhões. As exportações brasileiras ao país somaram US$ 178 milhões em 2009. Neste mesmo período de comparação, os embarques catarinenses ao país somaram US$ 13,3 milhões.

Para o diretor de relações industriais e institucionais da FIESC, Henry Quaresma, que integra a missão, os acordos comerciais firmados ampliam a capacidade da FIESC de apoiar as empresas do estado que querem exportar ou estabelecer cooperação para esses mercados, já que as entidades empresariais que firmaram protocolos oferecerão apoio às empresas catarinenses, orientadas pela FIESC.

A delegação catarinense iniciou a prospecção de novos mercados no dia 11 de março, na Turquia, onde assinou acordo de cooperação com a Confederação de Empresários e Industriais da Turquia e participou de encontros com entidades empresariais na cidade portuária de Izmir. Em Israel, a FIESC assinou acordo de cooperação com a associação industrial do país, durante encontro que reuniu cerca de 200 empresários.

"A missão é uma oportunidade de conhecer mercados e a cultura internacional, confirmando a necessidade de internacionalizar nossas empresas", afirmou o diretor da FIESC, que integra a missão, Diomício Vidal.

Veja aqui todas as notícias

SESI finaliza 2ª etapa de censo sobre pessoas com deficiência

FIESC encerra missão no Oriente com acordo na Jordânia

FIESC convida parlamentares de SC para reunião

Indústrias e alunos do SENAI fortalecem a moda catarinense

Weg é campeã da Corrida de Aventura 2010 em Jaraguá do Sul

SENAI inicia aulas do curso teórico de piloto

Projetos de pesquisa do SESI são implantados na Coteminas

Sindicatos recebem capacitação sobre planejamento estratégico

Bunge contrata Minuto da Saúde, do SESI

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun