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Indústrias e alunos do SENAI fortalecem a moda catarinense


Coleção Caixinha de Surpresa, dos alunos do SENAI Joinville (Foto: Diogo Honorato)
 Alunos do SENAI de Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville e Rio do Sul fizeram sua estreia no mundo da moda no último sábado, dia 20. Eles mostraram suas coleções no desfile do projeto Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), realizado em Camboriú. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos em sintonia com as necessidades das indústrias têxteis e de vestuário de Santa Catarina, trazendo novas ideias para o mercado. O desfile contou com a presença de representantes de diversas empresas do setor.

Para desenvolver as peças de roupas, os 20 estudantes do SENAI aplicaram os conhecimentos aprendidos nos cursos, somados à orientações de docentes e da experiência dos profissionais das empresas parceiras.

- Para muitos alunos, esse desfile é a primeira experiência profissional. Eles ficam um ano na empresa aprendendo, criando e desenvolvendo. E assim como os alunos aprendem no mundo dos empresários, as indústrias aprendem com as alunas - explica Alessandra Lila, representante do SENAI no SCMC.

A oportunidade de reconhecimento profissional oferecida pelo SENAI através  do SCMC motivou o estudante  Vânio Tomé, de Criciúma, a deixar seu emprego em um hospital para se dedicar ao desenvolvimento da coleção  Nimue para a empresa Hering, juntamente com as alunas Adriana Danielle, Lidiane Cardoso.

- Eu nunca trabalhei na área. Por isso estou muito feliz em ter participado de um evento de moda como este. Estou muito realizado e pretendo abraçar outros projetos que venha pela frente - disse o aluno.
Seu colega Lidiane, além do crescimento pessoal, ressalta os benefícios obtidos para a empresa Hering.

- Conseguimos evoluir o uso de um tecido como moletom, que antes era simples e conseguimos dar uma cara nova para as peças da empresa. Quisemos inovar no uso dessa malha - explica Lidiane. As peças conceituais podem servir de inspiração para as próximas coleções da indústria.


Conheça as coleções dos alunos do SENAI:


Blumenau

Alunas: Camila Martins, Ana Cristina Santos, Sabrine Fernandes e Dezireê Balparda
Empresa parceira: Zanotti

A coleção ‘10/6 de Xícara' tem os ingredientes para aguçar todos os sentidos, a imaginação e nos transportar para um lugar de sonhos. Trata-se de visita ao novo ‘País das Maravilhas'  e ao mundo da confeitaria, trazendo uma atmosfera lúdica e doce. Com formas doces e suaves,  cores vibrantes (contrastando com a sensualidade da lingerie e a versatilidade do elástico) e pitadas de mistério, sonhos e fantasias, os criadores convidam o público a saborear um mundo doce.

Brusque

Alunas: Flavia Bitencourt e Carolina Santos
Empresa têxtil: Marilua Textil

O grupo traz uma nova proposta para a malha, trabalhada de maneira inusitada, transforma-se em sinônimo de sofisticação, classe, estilo e modernidade. Sem extremismos ou exageros, mas com movimentos suaves e precisos. A coleção Águas do Rio busca inspiração da malemolência carioca em busca de uma simplicidade refinada, pura e intensa. Na habilidade de fazer muito com o que parece ser tão pouco

Criciúma

Alunos: Adriana Danielle, Lidiane Cardoso e Vânio Tomé
Empresa parceira: Hering

A coleção Nimue é voltada para um público perspicaz e ágil, que presa a liberdade de movimentos sem dispensar a sensação de estar bem vestido com algo que lhe dê prazer. O moletom é destaque na coleção expresso como tecido adaptável a vários momentos, e ao mesmo tempo confortável, sofisticado e glamoroso. Os modelos são inspirados em histórias mágicas e sobrenatural (Nimue é uma das personagens do livro As brumas de Avalon). Os quatro elementos da natureza se somam a formas assimétricas. A intenção é causar impacto com golas os bolsos e mangas amplas e ainda utilização de técnicas com texturas como resinado e gliter.

Jaraguá do Sul        

Alunos: Jonathan Gutowski, Maria Nadja da Silva, Nicolly Todt e Yulia Witarsa
Empresa parceira: Lunender

A coleção Celebrando o Inusitado exprime o ideal do artista Jeff Koons, que propõem a valorização das coisas simples que tornam o homem mais humano e que o remete a pensamentos inesperados e trazendo uma nova visão. A intenção é mostrar um homem moderno, que não se incomoda em ser diferente, trazendo peças que acompanhem o seu dia-a-dia corrido, proporcionando praticidade sem perder a masculinidade nem o vigor. Cores alegres, estampas diferenciadas e materiais alternativos criam o prático, o inovador e inusitado.

Joinville
Empresa parceira: Marisol

A coleção tem como inspiração a trágica e misteriosa história da Princesa Anastásia Romanov, vitima durante a Revolução Russa. A sua possível sobrevivência serve como ponto de partida para a criação da coleção Caixinha de Música. A cartela de cores foca no mistério, com tons de vermelho, vinho e preto, e na fantasia, adicionando verde, azul, rosa, dourado e branco. Tecidos brilhosos e aveludados retratam a riqueza dos palácios e a sofisticação dos grandes bailes russos. A grandiosidade da arquitetura dos palácios russos influenciaram a criação de estampas geométricas e as variadas silhuetas amplas e arredondadas.

Rio do Sul     

Alunas:
Cassiana Kolm, Charline Rossetti e  Tamires Kummrow 
Empresa parceira: Iriá        

Entre as sensações e desejos que envolvem o café em toda a sua história, surge uma coleção em que a sedução flui de forma sutil, mas também sem modéstias, através de ombros a mostra, drapeados e cinturas marcadas. Os cortes de alfaiataria, estampas e bordados remetem à época dos Barões do Café. O toque rústico, representado nos detalhes em couro, foi inspirado nas exóticas paisagens da ilha de Socotorá (onde apareceu o Café). A mulher Iriá, assim como o café, seduz e conquista por seu bom gosto e sofisticação, prezando por uma linha elegante, confortável e sóbria, onde o luxo se manifesta na riqueza dos detalhes

Sobre o SCMC

O Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC) é um projeto pioneiro na América Latina e busca transformar o mercado de moda catarinense através da união entre instituições de ensino, indústrias têxteis e alunos, formando uma verdadeira cadeia de moda. No evento final o grande público conhece o resultado de um ano de projeto, por meio de coleções conceituais.    

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Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun