Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 156  |  24.03 a 31.03  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Projetos de pesquisa do SESI são implantados na Coteminas
Com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida de seus trabalhadores, a Coteminas, de Blumenau, implantou dois projetos de pesquisa do SESI Santa Catarina. A iniciativa, que integra as ações de gestão da saúde da Coteminas, pretende atender aproximadamente 400 colaboradores da indústria com ações de avaliação da condição de saúde e intervenções que buscam a manutenção da funcionalidade laboral.

O primeiro estudo, desenvolvido em parceira com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é sobre "a busca por métodos para a prevenção das desordens osteomusculares relacionadas ao trabalho" e sua finalidade é estruturar intervenções com foco na prevenção. A equipe do SESI estuda o impacto de práticas de reeducação postural e exercício físico, faz intervenções psicoterapêuticas para o controle do estresse e educação em saúde com foco em ergonomia de conscientização no intuito de prevenir o adoecimento por desordens osteomusculares.

A Coteminas também aplicou o estudo "avaliação do impacto da ginástica funcional no índice de capacidade para o trabalho", que objetiva avaliar o impacto do programa Ginástica Funcional na melhoria do índice de capacidade para o trabalho. O SESI investigará a aptidão dos trabalhadores para desenvolver suas tarefas, fará avaliação da percepção do colaborador em relação a sua capacidade para o trabalho e também vai identificar as exigências da função que podem representar sobrecargas biomecânicas e fisiológicas para diferentes estruturas corporais. O público pesquisado tem idades de 18 a 45 anos e atua na linha de produção.

Com a implantação dessas pesquisas a empresa poderá aprimorar a saúde e a qualidade de vida do trabalhador da indústria através da melhoria da capacidade funcional e da prevenção das desordens osteomusculares relacionadas ao trabalho. Além disso, poderão também contribuir para a sustentabilidade da indústria catarinense, pois impactam diretamente no índice de absenteísmo.

Em 2009, estes dois projetos de pesquisa, além do estudo "Controle de gordura trans no processo produtivo do serviço de Alimentação do SESI", foram aprovados no Edital SESI-SENAI de Inovação 2009. As pesquisas, que objetivam estruturar programas de saúde e qualidade de vida aos trabalhadores da indústria, receberão investimento de R$ 530 mil do edital nacional e mais R$ 171 mil em bolsas do CNPq.

Veja aqui todas as notícias

SESI finaliza 2ª etapa de censo sobre pessoas com deficiência

FIESC encerra missão no Oriente com acordo na Jordânia

FIESC convida parlamentares de SC para reunião

Indústrias e alunos do SENAI fortalecem a moda catarinense

Weg é campeã da Corrida de Aventura 2010 em Jaraguá do Sul

SENAI inicia aulas do curso teórico de piloto

Projetos de pesquisa do SESI são implantados na Coteminas

Sindicatos recebem capacitação sobre planejamento estratégico

Bunge contrata Minuto da Saúde, do SESI

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun