Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 342  |  27.11 até 04.12.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Alunos têm semana dedicada à formação profissional


Atividades são realizadas com jovens de 13 a 15 anos na Escola Municipal Newton Mendes (Foto: Divulgação)
Jovens de 13 a 15 anos da Escola Municipal Newton Mendes, em São Bento do Sul, participaram de uma programação voltada à formação pessoal e profissional. A ação, realizada de 18 a 22 de novembro, é uma parceria da Buddemeyer, indústria têxtil do município, com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), e visa a despertar o interesse desses jovens pela carreira na indústria. A iniciativa, que faz parte do Movimento A Indústria pela Educação, do qual a companhia têxtil é signatária, contou com a participação de 60 jovens.

Além de cursos de formação pessoal, realizados pelo SESI, entidade da FIESC, os alunos participaram de oficinas e encontros que abordam a importância da permanência na escola. O projeto é desenvolvido pelo SENAI, outra entidade da Federação das Indústrias, com o grupo Junior Achievement. "A exigência do mercado é cada vez maior. A indústria precisa de profissionais qualificados e estes jovens estão na fase de escolher suas carreiras, por isso a iniciativa ocorre em boa hora", fala o professor de eletrotécnica do SENAI, Ritchiel Florencio.

A iniciativa foi bem recebida pelos pais dos alunos, que acompanharam as atividades na escola. Edson José de Lima trabalha numa metalúrgica da região e acredita que investir na educação é uma forma de assegurar o futuro dos jovens. "Se não for a educação bater à porta da gente, seria algo perigoso, como as drogas. Quero oportunidades para os meus filhos. Espero que outras empresas façam isso, porque é o caminho", disse. Lucas Líbio, de 14 anos, é aluno do 9º ano e gostou da ação. "É legal conhecer os cursos disponíveis para que a gente possa decidir onde atuar".

Os estudantes visitaram as instalações do SENAI de São Bento do Sul e os laboratórios móveis de Usinagem a CNC. No último dia, eles participaram de minicursos de eletroeletrônica e costura na escola, utilizando kits didáticos, e também de uma oficina de desenho e customização de roupas. "O projeto ofereceu atividades diferentes e eles puderam conhecer alternativas de carreiras", conta a diretora escolar, Karla Choma.

O gerente de Recursos Humanos da Buddemayer, Jair Alves dos Santos, conta que a indústria mantém um amplo programa de treinamento interno com educação básica e qualificação de jovens aprendizes, além de bolsas de estudo que incentivam o trabalhador a buscar especialização dentro da sua área de formação. "O objetivo de uma iniciativa como esta é educar para o mundo do trabalho, permitir aos jovens que vislumbrem profissões do futuro", completa.

Veja aqui todas as notícias

Com custos menores, cabotagem atrai cargas e cresce 20% ao ano

Indústrias estão preocupadas com a sustentabilidade

Trabalhadores de SC participam dos Jogos Sul-Brasileiros do SESI

Alunos têm semana dedicada à formação profissional

» FIESC debate futuro dos setores de TIC e metalmecânica

» Alunos do SENAI apresentam desenhos de animação

» FIESC esclarece dúvidas sobre implementação do eSocial

» Indústria eleva produtividade por meio da educação

» Portal mostra as oportunidades de investimento em SC

» Indústria debate gestão de pessoas em São Bento do Sul

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun