Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 342  |  27.11 até 04.12.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Alunos do SENAI apresentam desenhos de animação
Estudantes do curso de aprendizagem industrial em Desenho de Animação do SENAI Florianópolis apresentaram, na quinta-feira (21), oito produções que compõem os trabalhos de conclusão de seu curso. Estes alunos estão entrando num mercado de trabalho crescente, tanto na produção de conteúdo para TV, cinema e publicidade, quanto na área de games e aplicativos para computadores e dispositivos móveis. Para atender essa demanda, a instituição, que integra a FIESC, programou para 2014 duas novas turmas de aprendizagem e um curso técnico de Programação de Jogos Digitais (nos dois casos há vagas gratuitas).

O presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina, Ralf Cabral Tambke, afirma que existe pelo menos uma dezena de produtoras de conteúdo de animação no Estado, três delas na Grande Florianópolis. Estas empresas foram constituídas para produzir material publicitário, mas a área de atuação se expandiu especialmente com a promulgação da Lei 12.485/2011, que determina a ampliação da exibição de produções nacionais independentes na TV por assinatura. "A nova legislação ampliou o espaço de atuação das produtoras para o cinema e a televisão", afirma Tambke. Segundo ele, há um longa metragem em animação sendo produzido no Estado.

Outro campo de trabalho dos profissionais é na área de tecnologia. O presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da FIESC, Alexandre d'Ávila da Cunha observa que na Grande Florianópolis existem "de 10 a 12 empresas focadas na produção de jogos para computadores, além de pessoas que produzem em casa, sem uma empresa constituída". Ele destaca, no entanto, que há outra frente de trabalho no setor, que chama de "gameificação" dos softwares. "Os aplicativos precisam avançar continuamente na interatividade, com interfaces lúdicas, atrativas, uma linguagem orientada a objetos", afirma. No segmento de produção de softwares, existem pelo menos 550 empresas na região.

As inscrições para os cursos de aprendizagem em desenho de animação vão até 6 de dezembro. Para o curso técnico de Programação de Jogos Digitais podem ser feitas até o mês de janeiro. Informações no site www.sc.senai.br ou pelo telefone 0800 48 1212.

Veja aqui todas as notícias

Com custos menores, cabotagem atrai cargas e cresce 20% ao ano

Indústrias estão preocupadas com a sustentabilidade

Trabalhadores de SC participam dos Jogos Sul-Brasileiros do SESI

Alunos têm semana dedicada à formação profissional

» FIESC debate futuro dos setores de TIC e metalmecânica

» Alunos do SENAI apresentam desenhos de animação

» FIESC esclarece dúvidas sobre implementação do eSocial

» Indústria eleva produtividade por meio da educação

» Portal mostra as oportunidades de investimento em SC

» Indústria debate gestão de pessoas em São Bento do Sul

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun