Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 157  |  31.03 até 07.03.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SENAI amplia oferta de serviços em Logística

Empresas catarinenses começaram nesta semana a receber novas consultorias na área de logística que vão ajudá-las a produzir com mais eficiência e menos custos. O serviço é o resultado de uma parceria internacional do SENAI/SC com o Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística, da Alemanha, que promove a transferência de tecnologias e proporciona o desenvolvimento de novas competências aos consultores do SENAI. 

Nos próximos três anos de parceria serão desenvolvidos projetos de consultoria em lean manufacturing (produção enxuta), planejamento do transporte e distribuição, layout e simulações de funcionamento de fábricas e depósitos e ainda consultoria para escolha de aplicativos e equipamentos de logística. Os serviços vão atender empresas de todo o país. 

De acordo com o coordenador do núcleo de gestão da unidade do SENAI em Itajaí, Carlos Antônio Vonotti, as consultorias podem ajudar as empresas a ter processos mais ágeis e a produzir com mais qualidade.

- Hoje as grandes empresas querem ter a melhor logística para o gerenciamento de seus processos de suprimento, produção e distribuição, reduzindo custos e aumentando o nível do serviço. Com isso elas conseguem atender melhor aos clientes - explica Vinotti.

O coordenador completa que, para isso acontecer, é necessário o entendimento correto da aplicação de novas técnicas de análise e processos na área de logística.  O desenvolvimento de competências aos consultores catarinenses está sendo feito por meio do processo de coaching, em que os especialistas do SENAI acompanham as consultorias realizadas por consultores alemães para que depois possam replicar o serviço.

A parceria com instituto Fraunhofer também vai viabilizar um serviço que beneficia portos do estado ao simular de operações portuárias. Os recursos permitem analisar os equipamentos e espaços mais adequados e os efeitos sobre o tempo de processamento e a variação da demanda. O serviço permite analisar os gargalos existentes e trazer novas soluções.

- Essa parceria com o instituto Fraunhofer vai complementar a competência de nossos consultores sobre ferramentas que são o estado da arte em logística. Com treinamento, consultorias e pesquisas, vamos difundir a importância e os benéficos da logística - explica o diretor do SENAI em Itajaí, Marcos Hollerweger.

A colaboração entre as instituições catarinense e alemã também vai ajudar a estruturar o Centro de Referência em Logística do SENAI, cuja construção está em andamento e deve ser concluída em meados deste ano. Além das consultorias, o centro também vai ampliar a oferta educação profissional na área de logística, com cursos de qualificação, técnicos e superiores. O novo centro vai contar com um armazém-modelo, simuladores e tecnologias de ponta como WMS e RFID.

Veja aqui todas as notícias

FIESC debate projetos econômicos com parlamentares de SC

Indústria de SC está otimista segundo pesquisa da FIESC

Gestão ambiental precisa de educação e regras claras

FIESC debate negociações internacionais da OMC

Publicação do SENAI antecipa tendências da moda verão

IEL/SC replica capacitação para supervisores de estágio

Câmara de assuntos tributários e legislativos promove reunião

Clube de Atividades Físicas estimula rotina de vida saudável

SENAI Joinville oferece quatro cursos de pós-graduação

SESI/SC e Marisol inauguram Espaço do Conhecimento

SENAI amplia oferta de serviços em Logística

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun