Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 157  |  31.03 até 07.03.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Indústria de SC está otimista segundo pesquisa da FIESC

Os empresários industriais de Santa Catarina continuam confiantes na economia. Em março, o índice de confiança do empresário industrial (ICEI) registrou 65 pontos, um ponto a menos que o registrado em fevereiro, segundo pesquisa da Federação das Indústrias (FIESC) com 152 empresas de pequeno, médio e grande portes.

O resultado varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 indica confiança na economia e abaixo, falta de confiança. O levantamento, divulgado mensalmente, é composto por dados das indústrias da transformação e da construção civil.

No terceiro mês do ano, as condições atuais da economia somaram 60,2 pontos, o mesmo índice registrado em fevereiro. A expectativa dos industriais na economia também continuam positivas, com o indicador em 67,5 pontos. A junção das taxas de condições atuais e expectativas e seus respectivos pesos resultaram no índice de confiança.

Outra pesquisa, esta da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (31), mostra os brasileiros continuam otimistas com as perspectivas da economia e estão menos endividados. Isso indica que o consumo permanecerá elevado e estimulará a produção da indústria. As conclusões são do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC).

De acordo com o estudo, o otimismo em relação à inflação, ao desemprego e ao aumento da renda pessoal recuou na comparação com o último trimestre de 2009. Mas as expectativas ainda são bastante positivas em relação ao primeiro trimestre do ano passado. O índice que trata do sentimento sobre a evolução da inflação caiu 1,3% de janeiro a março deste ano em relação ao período imediatamente anterior. No entanto é 10,8% superior do primeiro trimestre de 2009.

O mesmo ocorreu com o sentimento em relação ao desemprego, cujo índice recuou 0,7% em relação ao último trimestre de 2009, mas permanece 27% acima do  registrado  nos  primeiros  três meses do ano passado. Tanto no caso da inflação quanto do desemprego, a queda no índice representa aumento do pessimismo. Na comparação com o mesmo trimestre de 2009, todos os índices mostram maior otimismo do consumidor, destaca a pesquisa.

Veja aqui todas as notícias

FIESC debate projetos econômicos com parlamentares de SC

Indústria de SC está otimista segundo pesquisa da FIESC

Gestão ambiental precisa de educação e regras claras

FIESC debate negociações internacionais da OMC

Publicação do SENAI antecipa tendências da moda verão

IEL/SC replica capacitação para supervisores de estágio

Câmara de assuntos tributários e legislativos promove reunião

Clube de Atividades Físicas estimula rotina de vida saudável

SENAI Joinville oferece quatro cursos de pós-graduação

SESI/SC e Marisol inauguram Espaço do Conhecimento

SENAI amplia oferta de serviços em Logística

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun