Dezembro/2013  |  nº 128  |  Dezembro  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIESC tem inscrições abertas para cursos de comércio exterior
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) está com inscrições abertas para cursos na área de comércio exterior. As capacitações são para profissionais que trabalham com importação; exportação; despacho aduaneiro; classificação de mercadorias; regimes aduaneiros; marketing internacional e formação do preço de exportação. Veja abaixo as capacitações disponíveis.

Os cursos serão realizados em conjunto com a Aduaneiras Cursos e Treinamentos, na sede da FIESC, em Florianópolis. Veja abaixo as datas em que serão ministradas as capacitações e o programa completo. Mais informações pelo telefone (48) 3231-4665.

Confira os cursos:

11 de fevereiro
Importação Passo a Passo
Objetivo: Dotar os participantes dos conhecimentos necessários sobre o processo de importação, possibilitando, por meio de exercícios, aliar a teoria à prática.
Instrutor: Daniel Polydoro Rosa
Carga horária: 8 horas

25 de fevereiro
Planejamento Estratégico de Importação e Exportação
Objetivo: Proporcionar o aperfeiçoamento profissional nas áreas de exportação e importação e a adequada aplicação das estratégias de marketing, dos incentivos fiscais, dos regimes aduaneiros especiais, bem como dos aspectos administrativos nas operações de comércio exterior.
Instrutor: Daniel Ávila Maia
Carga horária: 8 horas

11 de março
Tributos e Benefícios Fiscais no Comércio Exterior
Objetivo: Transmitir noções sobre os benefícios fiscais nas operações de comércio exterior bem como àquelas com incidência tributária.
Instrutor: Romênia Marinho Rocha Rodrigues
Carga horária: 8 horas

25 de março
Classificação Fiscal de Mercadorias e Multas por Enquadramento Incorreto
Objetivo: Ministrar aos participantes ensinamentos sobre a classificação fiscal de mercadorias para a correta aplicação do I.I., IPI, PIS-Importação, Cofins-Importação e ICMS, entre outros aspectos que envolvem o uso das nomenclaturas no processo de importação e exportação, e a aplicação de penalidades pelo enquadramento incorreto da mercadoria.
Instrutor: João dos Santos Bizelli
Carga horária: 8 horas

8 de abril
Sistemática de Exportação
Objetivo: Proporcionar aperfeiçoamento e esclarecer a adequada aplicação dos tratamentos fiscais e administrativos, bem como os incentivos fiscais inerentes a exportação.
Instrutor: Tânia Cristina Pryplotski
Carga horária: 8 horas

24 de abril
Análise e Elaboração de Custos na Importação
Objetivo: Promover a compreensão dos elementos de custos e suas variáveis de valores no processo de compra internacional com as metas de identificar os itens e quantificar seu custo unitário a cada importação afim de que o profissional desenvolva capacidade para diminuir ou suprir estas oscilações através de planejamento e estratégia adequada ao seu negócio proporcionando maior controle do processo, redução de riscos e segurança para gestão e tomada de decisões.
Instrutor: Maurício Scaranari Antunes
Carga horária: 8 horas

6 de maio
Câmbio e Pagamentos Internacionais na Exportação
Objetivo: fornecer, ao participante, subsídios, conhecimentos e técnicas para analisar corretamente os riscos políticos e comerciais, assim como para administrar as operações de câmbio na exportação visando ao seu controle e à redução de custos.
Instrutor: Angelo Luiz Lunardi
Carga horária: 8 horas

20 de maio
Despacho Aduaneiro e Siscomex na Importação
Objetivo: Fornecer informações técnicas e operacionais indispensáveis aos profissionais, buscando integrá-los à nova metodologia e sistemas e procedimentos utilizados nas rotinas aduaneiras das importação brasileiras.
Instrutor: Naila Freire
Carga horária: 8 horas

3 de junho
Logística de Transporte Internacional
Objetivo: estimular o aluno a conhecer e refletir sobre as logísticas de transporte possíveis e como usá-las, dando-lhe conceitos básicos dos modos de transporte e auxiliando-o a desenvolver alternativas entre todos os existentes e adequá-las à sua empresa.
Instrutor: Samir Keedi
Carga horária: 8 horas

12 de agosto
Incoterms 2010 (Condições Internacionais de Compra e Venda)
Objetivo: Apresentar e discutir as diversas condições de compra e venda, a partir das Regras Oficiais da CCI para Interpretação de Termos Comerciais, e dotar os participantes de conhecimentos que os capacitem para uma correta análise comparativa dos termos (mecanismos, riscos, custos, vantagens e desvantagens), objetivando a utilização da condição mais adequada.
Instrutor: Angelo Luiz Lunardi
Carga horária: 8 horas

26 de agosto
Formação do Preço de exportação e Análise de Competitividade em Mercados Externos
Objetivo: Capacitar o participante no que tange à internacionalização de empresas (busca e seleção de novos mercados, tendo como base o preço de exportação).
Instrutora: Guilherme Bergmann Borges Vieira
Carga horária: 8 horas

9 de setembro
Tudo sobre Drawback
Objetivo: Analisar em profundidade o regime de drawback em seus aspectos fiscais, administrativos e cambiais.
Instrutora: Ricardo Rodrigues Pinheiro
Carga horária: 8 horas

23 de setembro
Logística Aplicada ao Comércio Exterior
Objetivo: Propiciar aos participantes os principais conceitos de logística, suas ramificações, sua aplicabilidade como ferramenta da cadeia de abastecimento dentro de uma organização; apresentar toda sistemática e seus cuidados da aplicação da logística como um diferencial no comércio exterior e sua interferência nos trâmites de entrada e saída de produtos do Brasil.
Instrutor: Paulo Sérgio Ferreira Rago
Carga horária: 8 horas

7 de outubro
Siscoserv sobre a Importação de Serviços - Incluindo a Tributação
Objetivo: visão geral do Siscoserv: por onde começar, quais documentos analisar, como promover a classificação dos serviços, cruzamento com o câmbio e auditória prévia nos processos, de acordo com a 7ª edição do Manual.
Instrutora: Roberta Folgueral
Carga horária: 8 horas

21 de outubro
Câmbio e suas Modalidades
Objetivo: Proporcionar ao participante conhecimentos sobre o funcionamento do mercado de câmbio brasileiro, sua aplicação nas operações de importação e exportação, bem como as modalidades de pagamento utilizadas em comércio exterior.
Instrutora: Shirley Yurica Kanamori Atsumi
Carga horária: 8 horas

4 de novembro
Marketing Internacional
Objetivo: Auxiliar na capacitação para a tomada de decisões estratégicas que facilitem a inserção e a atuação competitiva da empresa junto ao mercado internacional
Instrutora: Marilza Gama
Carga horária: 8 horas

20 e 21 de novembro
Contabilidade e Tributação nas Operações de Comércio Exterior
Objetivo: Possibilitar o entendimento do processo contábil aplicado ao roteiro de operações relacionadas ao comércio exterior (importação e exportação) visando favorecer o entendimento da influência de tais operações na estrutura contábil e na formação do resultado das entidades empresariais e proporcionar aperfeiçoamento e esclarecer a adequada aplicação dos tributos incidentes nas operações de importação e de exportação, além dos incentivos fiscais, analisando os vários procedimentos obrigatórios previstos pela legislação.
Instrutores: Michael Dias Corrêa e Tânia Cristina Pryplotski
Carga horária: 16 horas

Veja aqui todas as notícias

9º Reunião da OMC visa facilitação do comércio internacional

União Europeia tem novo Sistema Geral de Preferências

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun