Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 347  |  22.01 até 29.01.2014  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SENAI abre inscrições para cursos gratuitos do Pronatec
O SENAI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), está com inscrições abertas para cursos técnicos e de qualificação gratuitos. As formações são oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 4,5 mil vagas disponíveis em todo o Estado para cursos técnicos em mecânica, eletromecânica, eletrônica, alimentos, edificações, automação, produção de moda, redes de computadores, segurança do trabalho, manutenção e suporte em informática.

Além destes, há 22 mil vagas em cursos de qualificação nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica, construção, alimentos e bebidas, têxtil e vestuário, automotiva, madeira e mobiliário, tecnologia da informação, couro e calçados, entre outras. "Todas as formações são voltadas às demandas da indústria e beneficiam especialmente estudantes do ensino médio e pessoas de baixa renda", explica o diretor regional do SENAI, Sergio Roberto Arruda.

Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas e capacitam profissionais para atuar na área de formação. Já os cursos de qualificação têm característica de formação continuada, com carga horária mínima de 180 horas.

Segundo pesquisa da entidade, 87,9% dos egressos dos cursos técnicos estavam trabalhando em até um ano após sua formatura. "Em Santa Catarina, 40% desses egressos têm salário entre dois e três salários mínimos e 33,1% ganham acima de três salários", salienta Arruda. O levantamento nacional do SENAI aponta que 94% das empresas brasileiras preferem contratar profissionais formados na instituição.

Podem se inscrever para os cursos técnicos estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio de escola pública ou particular, desde que bolsistas integrais. Para os cursos de qualificação, além dos estudantes, podem inscrever-se ainda trabalhadores da indústrias, beneficiários de programas sociais, como Bolsa-Família e Seguro-Desemprego, pessoas com deficiência, trabalhadores em processo de reabilitação profissional (INSS) e reservistas das Forças Armadas.

As inscrições são realizadas nas unidades do SENAI de todo o Estado e nas Gerências Regionais de Educação (Gered). Mais informações acesse www.sc.senai.br/pronatec ou ligue 0800 48 1212.

Veja aqui todas as notícias

SENAI abre inscrições para cursos gratuitos do Pronatec

FIESC oferece vagas em cursos na área de comércio exterior

Venda da indústria de SC sobe 2,1% entre janeiro e novembro

Prazo para pagamento da contribuição sindical é 31 de janeiro

» SENAI inaugura institutos de Inovação e de Tecnologia em SC

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun