Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 347  |  22.01 até 29.01.2014  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIESC oferece vagas em cursos na área de comércio exterior
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) está com inscrições abertas para cursos na área de comércio exterior. As capacitações são para profissionais que trabalham com importação, exportação, despacho aduaneiro, classificação de mercadorias, regimes aduaneiros, marketing internacional e formação do preço de exportação. Veja abaixo as capacitações disponíveis.

Os cursos serão realizados em conjunto com a Aduaneiras Cursos e Treinamentos, na sede da FIESC, em Florianópolis. Veja abaixo as datas em que serão ministradas as capacitações e o programa completo. Mais informações pelo telefone (48) 3231-4665. 

11 de fevereiro
Importação Passo a Passo
Objetivo: Dotar os participantes dos conhecimentos necessários sobre o processo de importação, possibilitando, por meio de exercícios, aliar a teoria à prática.
Instrutor: Daniel Polydoro Rosa
Carga horária: 8 horas

25 de fevereiro
Planejamento Estratégico de Importação e Exportação
Objetivo: Proporcionar o aperfeiçoamento profissional nas áreas de exportação e importação e a adequada aplicação das estratégias de marketing, dos incentivos fiscais, dos regimes aduaneiros especiais, bem como dos aspectos administrativos nas operações de comércio exterior.
Instrutor: Daniel Ávila Maia
Carga horária: 8 horas

11 de março
Tributos e Benefícios Fiscais no Comércio Exterior
Objetivo: Transmitir noções sobre os benefícios fiscais nas operações de comércio exterior bem como àquelas com incidência tributária.
Instrutor: Romênia Marinho Rocha Rodrigues
Carga horária: 8 horas

25 de março
Classificação Fiscal de Mercadorias e Multas por Enquadramento Incorreto
Objetivo: Ministrar aos participantes ensinamentos sobre a classificação fiscal de mercadorias para a correta aplicação do I.I., IPI, PIS-Importação, Cofins-Importação e ICMS, entre outros aspectos que envolvem o uso das nomenclaturas no processo de importação e exportação, e a aplicação de penalidades pelo enquadramento incorreto da mercadoria.
Instrutor: João dos Santos Bizelli
Carga horária: 8 horas

8 de abril
Sistemática de Exportação
Objetivo: Proporcionar aperfeiçoamento e esclarecer a adequada aplicação dos tratamentos fiscais e administrativos, bem como os incentivos fiscais inerentes a exportação.
Instrutor: Tânia Cristina Pryplotski
Carga horária: 8 horas

24 de abril
Análise e Elaboração de Custos na Importação
Objetivo: Promover a compreensão dos elementos de custos e suas variáveis de valores no processo de compra internacional com as metas de identificar os itens e quantificar seu custo unitário a cada importação afim de que o profissional desenvolva capacidade para diminuir ou suprir estas oscilações através de planejamento e estratégia adequada ao seu negócio proporcionando maior controle do processo, redução de riscos e segurança para gestão e tomada de decisões.
Instrutor: Maurício Scaranari Antunes
Carga horária: 8 horas

6 de maio
Câmbio e Pagamentos Internacionais na Exportação
Objetivo: fornecer, ao participante, subsídios, conhecimentos e técnicas para analisar corretamente os riscos políticos e comerciais, assim como para administrar as operações de câmbio na exportação visando ao seu controle e à redução de custos.
Instrutor: Angelo Luiz Lunardi
Carga horária: 8 horas

20 de maio
Despacho Aduaneiro e Siscomex na Importação
Objetivo: Fornecer informações técnicas e operacionais indispensáveis aos profissionais, buscando integrá-los à nova metodologia e sistemas e procedimentos utilizados nas rotinas aduaneiras das importação brasileiras.
Instrutor: Naila Freire
Carga horária: 8 horas

3 de junho
Logística de Transporte Internacional
Objetivo: estimular o aluno a conhecer e refletir sobre as logísticas de transporte possíveis e como usá-las, dando-lhe conceitos básicos dos modos de transporte e auxiliando-o a desenvolver alternativas entre todos os existentes e adequá-las à sua empresa.
Instrutor: Samir Keedi
Carga horária: 8 horas

12 de agosto
Incoterms 2010 (Condições Internacionais de Compra e Venda)
Objetivo: Apresentar e discutir as diversas condições de compra e venda, a partir das Regras Oficiais da CCI para Interpretação de Termos Comerciais, e dotar os participantes de conhecimentos que os capacitem para uma correta análise comparativa dos termos (mecanismos, riscos, custos, vantagens e desvantagens), objetivando a utilização da condição mais adequada.
Instrutor: Angelo Luiz Lunardi
Carga horária: 8 horas

26 de agosto
Formação do Preço de exportação e Análise de Competitividade em Mercados Externos
Objetivo: Capacitar o participante no que tange à internacionalização de empresas (busca e seleção de novos mercados, tendo como base o preço de exportação).
Instrutora: Guilherme Bergmann Borges Vieira
Carga horária: 8 horas

9 de setembro
Tudo sobre Drawback
Objetivo: Analisar em profundidade o regime de drawback em seus aspectos fiscais, administrativos e cambiais.
Instrutora: Ricardo Rodrigues Pinheiro
Carga horária: 8 horas

23 de setembro
Logística Aplicada ao Comércio Exterior
Objetivo: Propiciar aos participantes os principais conceitos de logística, suas ramificações, sua aplicabilidade como ferramenta da cadeia de abastecimento dentro de uma organização; apresentar toda sistemática e seus cuidados da aplicação da logística como um diferencial no comércio exterior e sua interferência nos trâmites de entrada e saída de produtos do Brasil.
Instrutor: Paulo Sérgio Ferreira Rago
Carga horária: 8 horas

7 de outubro
Siscoserv sobre a Importação de Serviços - Incluindo a Tributação
Objetivo: visão geral do Siscoserv: por onde começar, quais documentos analisar, como promover a classificação dos serviços, cruzamento com o câmbio e auditória prévia nos processos, de acordo com a 7ª edição do Manual.
Instrutora: Roberta Folgueral
Carga horária: 8 horas

21 de outubro
Câmbio e suas Modalidades
Objetivo: Proporcionar ao participante conhecimentos sobre o funcionamento do mercado de câmbio brasileiro, sua aplicação nas operações de importação e exportação, bem como as modalidades de pagamento utilizadas em comércio exterior.
Instrutora: Shirley Yurica Kanamori Atsumi
Carga horária: 8 horas

4 de novembro
Marketing Internacional

Objetivo: Auxiliar na capacitação para a tomada de decisões estratégicas que facilitem a inserção e a atuação competitiva da empresa junto ao mercado internacional
Instrutora: Marilza Gama
Carga horária: 8 horas

20 e 21 de novembro
Contabilidade e Tributação nas Operações de Comércio Exterior
Objetivo: Possibilitar o entendimento do processo contábil aplicado ao roteiro de operações relacionadas ao comércio exterior (importação e exportação) visando favorecer o entendimento da influência de tais operações na estrutura contábil e na formação do resultado das entidades empresariais e proporcionar aperfeiçoamento e esclarecer a adequada aplicação dos tributos incidentes nas operações de importação e de exportação, além dos incentivos fiscais, analisando os vários procedimentos obrigatórios previstos pela legislação.
Instrutores: Michael Dias Corrêa e Tânia Cristina Pryplotski
Carga horária: 16 horas

Veja aqui todas as notícias

SENAI abre inscrições para cursos gratuitos do Pronatec

FIESC oferece vagas em cursos na área de comércio exterior

Venda da indústria de SC sobe 2,1% entre janeiro e novembro

Prazo para pagamento da contribuição sindical é 31 de janeiro

» SENAI inaugura institutos de Inovação e de Tecnologia em SC

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun