Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 347  |  22.01 até 29.01.2014  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Venda da indústria de SC sobe 2,1% entre janeiro e novembro

As vendas da indústria catarinense tiveram alta de 2,1% no acumulado de janeiro a novembro de 2013. Entre os principais setores do Estado se destacaram os de veículos e autopeças, que faturou 14,9% a mais, equipamentos de informática e eletrônicos (13,3%) e produtos de metal (12,8%). Os maiores recuos foram registrados pelos segmentos de produtos têxteis (-5%), produtos alimentícios (-3,7%) e produtos de plástico (-3,1%). Os dados integram a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) na sexta-feira (17).

Outros indicadores também acumularam alta no período, com o número de horas trabalhadas subindo 1,8%, a massa salarial real aumentando 2% e a utilização da capacidade instalada ganhando 1,4 ponto percentual e atingindo 83,5%. Nacionalmente, segundo a CNI, houve aumentos de 4% no faturamento, de 0,1% no número de horas trabalhadas e de 2% na massa salarial real.

Em novembro, as vendas subiram 2,2%, em Santa Catarina, na comparação com o mesmo mês de 2012. Na comparação com outubro, no entanto, houve desaceleração de 3,9%. Entre os fatores apresentados pela queda em relação ao mês anterior estão o menor número de dias trabalhados e a sazonalidade. Os setores que mais recuaram nesta comparação foram os de máquinas e equipamentos, que caiu 20,9%, produtos de metal (-12,9%) e minerais não metálicos (-6,6%).

Também na comparação entre outubro e novembro houve aumento de 2,3% na massa salarial real e recuo de 4,7% no número de horas trabalhadas.

Veja aqui todas as notícias

SENAI abre inscrições para cursos gratuitos do Pronatec

FIESC oferece vagas em cursos na área de comércio exterior

Venda da indústria de SC sobe 2,1% entre janeiro e novembro

Prazo para pagamento da contribuição sindical é 31 de janeiro

» SENAI inaugura institutos de Inovação e de Tecnologia em SC

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun