Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 351  |  19.02 até 26.02.2014  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Movimento A Indústria pela Educação é levado a Biguaçu


Segundo o presidente da FIESC, o Brasil precisará qualificar 7,2 milhões de trabalhadores até 2015 (Foto: Ivonei Fazzioni)
Os desafios da educação brasileira e o Movimento A Indústria pela Educação foram temas de palestra do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, na quinta-feira, 13, a professores da rede pública municipal de Biguaçu. Um dia depois de ter tratado do tema no Congresso Catarinense de Municípios, Côrte reforçou a importância dos investimentos na melhoria da qualidade da educação para o desenvolvimento econômico do país. "A baixa escolaridade se reflete na produtividade do trabalhador e se torna mais um dos fatores que encarecem o produto brasileiro, que, assim, se torna menos competitivo no mercado internacional", afirmou.

Côrte salientou que o Movimento A Indústria pela Educação é uma contribuição da FIESC para a melhoria da qualidade do ensino no país. Lançado em 2012, o movimento já conta com 1.556 adesões, das quais 1.301 são de indústrias e 255 de outras instituições, como governos e entidades da sociedade civil. Dentro das proposições do Movimento, as entidades da FIESC devem superar 820 mil matrículas no triênio 2012-2014, na educação básica, profissional e executiva, além de estágios.

"Até 2015, o Brasil precisará qualificar 7,2 milhões de profissionais, que já estão trabalhando ou chegando ao mercado de trabalho", destacou o presidente da FIESC, citando os resultados na pesquisa Mapa do Trabalho, lançada pelo SENAI Nacional. Na Região Sul serão necessários 1,5 milhão, dos quais 461,5 mil em Santa Catarina.

"Cada ano a mais de escolaridade do trabalhador representa aumento de 10% em sua produtividade", afirmou Côrte aos docentes das escolas municipais de Biguaçu. O empresário destacou o fato de ser filho de professor e de ter ele próprio lecionado em escola municipal, no início da vida profissional. A palestra integrou o programa de preparação para o início do ano letivo.

Veja aqui todas as notícias

Fórum Industrial Sul e bancada federal têm reunião em Brasília

Colombo e Autopista Litoral Sul participam de reunião na FIESC

Empresários de SC participam da missão Brasil-Paraguai

FIESC e Instituto Pe. Vilson Groh firmam parceria para jovens

» Indústria pode inovar com custo subsidiado

» Movimento A Indústria pela Educação é levado a Biguaçu

» Índice de confiança da indústria de SC cai pelo terceiro mês

» Trabalhadores têm desconto em jogos do Metropolitano

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun