Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 368  |  18.06 até 25.06.2014  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Seminário esclarece procedimentos para comércio exterior


Profissionais do MDIC abordaram, entre outros assuntos, o regime de Drawback (Foto: Filipe Scotti)
Procedimentos legais exigidos para importação e exportação de produtos foram detalhados em seminário realizado na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) na terça-feira (10). O evento contou com apresentações de seis profissionais do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que abordaram assuntos como benefícios fiscais para importação de insumos por empresas que exportam e as regras para importação de produtos usados.

"É um evento importante para as indústrias entenderem como são encaminhados temas que fazem parte do seu dia a dia. Foi muito enriquecedor e produtivo", disse Maria Tereza Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC.

Um dos temas centrais das apresentações foi o regime de Drawback, que prevê a suspensão, substituição ou isenção de tributos que incidem sobre a importação de insumos por empresas que produzem para a exportação. Foram detalhadas as regras sobre os tipos de insumos que podem se enquadrar e as obrigações das empresas que utilizarem o sistema.

"O regime evita a exportação de impostos e favorece a competitividade da indústria nacional", afirmou Marcos Claro, analista da Coordenação-Geral de Exportação e Drawback.

Para Marcos Alberto Nakagomi, diretor substituto do Decex, o seminário foi além do repasse de informações às indústrias. "Reconhecemos a importância do Drawback e queremos torná-lo mais acessível para as empresas. Estamos recebendo sugestões e, até o fim do ano, devemos lançar um pacote de mudanças para facilitar o acesso ao regime", disse.

Além das palestras, foram realizados, pelos técnicos, atendimentos para tirar dúvidas das indústrias sobre questões específicas de suas operações.

Veja aqui todas as notícias

FIESC pede a Dilma medidas para afetados pelas chuvas em SC

Governo formaliza cessão de terreno para estruturas do SENAI

Prêmio D. Catarina atesta qualidade na inovação da indústria

Evento em Joinville debate uso das PPPs para infraestrutura

» Energia elétrica para indústria de SC é a mais cara do Sul

» Seminário esclarece procedimentos para comércio exterior

» Dez sindicatos filiados à FIESC receberão Mérito Sindical

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun