Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 372  |  16.07 até 23.07.2014  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Programa Novos Caminhos é lançado em Criciúma

Jovens de 14 a 18 anos de Criciúma que estão sob a tutela do Estado e que, ao chegar à maioridade serão obrigados a deixar as casas de acolhimento onde vivem, terão a oportunidade de se preparar para o mundo do trabalho. Para isso, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) fizeram o lançamento regional do Programa Novos Caminhos nesta terça-feira (15).

No evento, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, disse que, embora a instituição seja reconhecida pelo envolvimento com temas como logística, investimentos e competitividade, o trabalho com os jovens na área educacional faz parte do dia a dia das entidades da FIESC. "Este trabalho com as pessoas que estão nas casas de acolhimento se insere perfeitamente nos nossos objetivos, entre os quais o de permitir que os adolescentes possam ingressar no mundo do trabalho com competência", disse, lembrando que sem capacitação e apoio aos jovens, há grande probabilidade de eles se envolverem com o crime.

Segundo dados do Tribunal de Justiça, em Santa Catarina cerca de 470 adolescentes de 14 a 18 anos estão em casas de acolhimento. Eles podem acessar o Novos Caminhos, cuja etapa inicial consiste em orientação profissional, oferecida pelo IEL. Nesta fase, são identificadas necessidades de formação dos estudantes e os alunos conhecem as opções de cursos do SENAI. Na segunda etapa, os adolescentes são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do SESI ou a um curso técnico ou de aprendizagem industrial que optarem no SENAI.

Um dos desafios, após os cursos de qualificação, é a efetiva inserção dos jovens no mercado de trabalho. O desembargador Sérgio Heil, coordenador estadual da infância e juventude, dirigiu-se às lideranças do setor produtivo presentes. "Precisamos do apoio dos empresários no resgate dos adolescentes acolhidos", disse. No mesmo sentido, Côrte ressaltou que o Programa depende da confiança dos empreendedores para contratação dos jovens que concluíram os cursos, para que eles possam aplicar as habilidades e conhecimentos adquiridos. No evento, os empresários também foram convidados, por meio de carta, a se envolverem no Novos Caminhos.

O vice-presidente regional da FIESC, Diomício Vidal, destacou que a representatividade dos participantes do evento de lançamento é um indicativo para o sucesso da iniciativa no Sul. Além das lideranças empresariais, políticas e do Judiciário, estiveram presentes o Ministério Público e OAB.

O projeto, que já está em andamento também em outras regiões do Estado, como Oeste, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, integra o Movimento a Indústria pela Educação, que estimula o setor industrial a promover o acesso ao ensino e amplia a oferta de serviços educacionais da FIESC.

Veja aqui todas as notícias

Setor empresarial terá documento para candidatos ao governo

Programa Atleta do Futuro inicia atividades em quatro municípios

FIESC investe R$ 1 milhão em nova estrutura em Araquari

Programa Novos Caminhos é lançado em Criciúma

» Indústrias definem em Fortaleza prioridades para BRICS

» Game Day reúne 500 estudantes em Florianópolis

» SESI é a marca mais lembrada em Ginástica Laboral e SIPAT

» Executivo do SESI/SC assume presidência da ABQV

» Certificação de Responsabilidade Social abre inscrições

» Com Stanford, SESI define posicionamento de Instituto

» Na Mercomóveis, FIESC promove encontros de negócios

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun