Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 372  |  16.07 até 23.07.2014  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Certificação de Responsabilidade Social abre inscrições

A Assembleia Legislativa lançou a 4ª edição da Certificação de Responsabilidade Social e Troféu Destaque SC. O ato marcou a abertura do período de inscrições para empresas e entidades sociais sem fins lucrativos interessadas em participar do processo, público e gratuito, que reconhece as melhores práticas sociais e em favor do meio ambiente em Santa Catarina. A FIESC é uma das entidades que apoia a iniciativa.

Para se inscrever, é necessária a publicação do Balanço Social 2013 das empresas e entidades. Com base nas ações apresentadas, a Comissão Mista certifica e elege as premiadas com o Troféu Destaque SC. Junto ao Parlamento catarinense, outras 14 organizações compõem a Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsável pela premiação. "As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da Assembleia Legislativa", explica Adelita Adiers, presidente da Comissão Mista.

As inscrições seguem até 6 de outubro. Depois, haverá um período de 20 dias para consulta pública sobre as empresas e entidades com inscrições habilitadas. "É uma oportunidade para a sociedade participar do processo, marcado por lisura e transparência", enfatiza Neroci Raupp, servidor da Assembleia Legislativa e membro da Comissão de Assessoramento do prêmio.

Segundo Raupp, há expectativa pela participação de mais de cem empresas e entidades aptas a serem certificadas. "Em 2013, tivemos 86 certificações no total". Recebem o troféu 6 empresas privadas, divididas de acordo com o porte e segmento. A solenidade de premiação e entrega dos certificados está prevista para o início de dezembro.

Persistência para certificação

Luiz Carlos Floriani, diretor-superintendente do Banco do Empreendedor, fez um relato da importância da certificação de responsabilidade social alcançada em 2013 pela organização. "Tentamos em 2012 e não conseguimos. Mas, devido a importância do reconhecimento, fizemos adequações internas para concorrermos no ano seguinte", disse Floriani.

O esforço deu certo e o Banco do Empreendedor consegiu a certificação de Responsabilidade Social. Segundo o executivo, além da melhorar a imagem da instituição, o título da Assembleia Legislativa repercutiu internacionalmente. "Do ponto de vista externo, essa certificação fez com que ficássemos conhecidos efetivamente. Através dela e da referência que nos serviu, já nos garantiu novos aportes financeiros de uma instituição holandesa".

Workshops Regionais

Com o lançamento da certificação, a comissão dará início a uma série de oito workshops regionais que vão divulgar a iniciativa em todo o estado. Os encontros começam por São Miguel do Oeste, no dia 18 de julho, e terminam em São José, em 26 de setembro. O workshop será realizado ainda em Joinville (25/07), Lages (04/08), Chapecó (18/08), Jaraguá do Sul (25/08), Itajaí (05/09) e Criciúma (15/09).

Os workshops regionais e as visitas técnicas terão como objetivo mostrar as vantagens das empresas e entidades em obterem a certificação, assim como apresentar modelos e conceito de Responsabilidade Social. Além disso, serão realizadas visitas técnicas às instituições que representam empresas privadas e entidades com fins não comerciais.

Parceiros

Além do Parlamento, participam da Comissão do ano de 2014 a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

Objetivos do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando a promoção do bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.

As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). Mais informações podem ser obtidas no site da Assembleia Legislativa.

Veja aqui todas as notícias

Setor empresarial terá documento para candidatos ao governo

Programa Atleta do Futuro inicia atividades em quatro municípios

FIESC investe R$ 1 milhão em nova estrutura em Araquari

Programa Novos Caminhos é lançado em Criciúma

» Indústrias definem em Fortaleza prioridades para BRICS

» Game Day reúne 500 estudantes em Florianópolis

» SESI é a marca mais lembrada em Ginástica Laboral e SIPAT

» Executivo do SESI/SC assume presidência da ABQV

» Certificação de Responsabilidade Social abre inscrições

» Com Stanford, SESI define posicionamento de Instituto

» Na Mercomóveis, FIESC promove encontros de negócios

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun