Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 387  |  29.10 até 5.11.2014  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Encontro reúne presidentes de sindicatos de 11 Estados


Presidente do SIMMMET, Edvaldo Ângelo, durante apresentação na FIESC (Foto: Filipe Scotti)
Presidentes de sindicatos de indústrias metalúrgica, mecânica e do material elétrico de onze Estados participaram de encontro promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), na quinta-feira (23), em Florianópolis. No evento, o presidente do SIMMMET, de Timbó, Edvaldo Ângelo, destacou que a solução para a falta de trabalhadores para o setor surgiu a partir de uma reunião de diretoria do sindicato: a contratação de haitianos que se encontravam em Brasileia, no Acre. Um terremoto devastou o Haiti em 2010, o que levou muitos habitantes a buscar uma vida melhor em outros países.

A Metisa, empresa associada ao SIMMMET, realizou um "projeto-piloto". Enviou dois profissionais ao Acre para fazer a seleção de trabalhadores. Foram contratados 56 haitianos, que receberam todo o auxílio necessário para o deslocamento, além de alojamento e aulas de língua portuguesa. A partir da experiência da empresa, outras dez companhias locais também contrataram. Edvaldo destacou que o sindicato teve papel fundamental no planejamento da ação. Hoje, os imigrantes estão integrados e alguns já trouxeram a família e estão morando em casas alugadas. "A força do sindicato é importante porque une as pessoas. Tem que trazer a indústria para dentro. Naturalmente se cria uma força muito grande", afirmou.

Durante o encontro, o presidente do SIMEC do Ceará, Ricard Pereira Silveira, salientou que o evento foi uma oportunidade de trocar experiências sobre o setor. "Podemos adaptar à nossa realidade muitas ideias que saem daqui. Existem causas que só conseguimos vencer juntos. Isso temos vivido e percebemos que cada vez que fortalecemos o associativismo obtemos mais sucesso", disse.

Durante a reunião também foi apresentado o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC), iniciativa que vai propor ações futuras e promover, no longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial. A especialista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Camilla Cavalcantti, mostrou as principais ações desenvolvidas nacionalmente no âmbito do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). A iniciativa tem o objetivo do fomentar a troca de experiências de gestão entre as lideranças nas áreas de gestão sindical, defesa de interesses, negociação coletiva e prestação de serviços. O PDA é uma parceria entre a CNI, Federações de Indústria e Sebrae.

Veja aqui todas as notícias

Polêmica do Morro dos Cavalos afeta trajeto da ferrovia Litorânea

Semana de Animação SENAI reúne produção de alunos

Artigo: Motivos para Celebrar?, por Glauco José Côrte

Côrte é empossado como vice-presidente da CNI

» FIESC, BID e SED pesquisarão educação em Santa Catarina

» Indústria se mobiliza para fornecer ao setor de óleo e gás

» Encontro reúne presidentes de sindicatos de 11 Estados

» FIESC lança Bolsa de Resíduos e mapa da reciclagem

» Diretoria da FIESC conhece case de superação em educação

» FIESC realiza missões à Ásia, Oriente Médio e Europa

» Côrte destaca o crescimento do trabalho em rede

» FIESC firma parcerias na área educacional

» Indústrias buscam estimular a formação do trabalhador

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun