Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 387  |  29.10 até 5.11.2014  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Diretoria da FIESC conhece case de superação em educação


Mauri Busarello falou sobre sua experiência de acompanhar o filho Jonathan na escola (Foto: Fernando Willadino)
A diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) conheceu a história do empresário Claudimar Bortolin, que, aos 19 anos, em 1992, chegou em São Miguel do Oeste de carona na caçamba de um caminhão e hoje é o proprietário de uma indústria especializada em equipamentos frigoríficos que já montou plantas na Argentina, Venezuela, Sudão e nos Emirados Árabes. Ele relatou sua história na reunião de diretoria da FIESC, realizada na sexta-feira (24), em Florianópolis.

O proprietário da Torfresma destacou que tudo começou com o curso de tornearia no SENAI, falou do início da empresa, do primeiro produto de sucesso (uma cadeira ergonômica em aço inoxidável, aprovada pela NR 17 e pelo Serviço de Inspeção Federal-SIF), da montagem da primeira grande planta fabril, dos reflexos da crise de 2008 e da retomada. Também disse que foi desafiado a produzir robôs de paletização, a mais recente novidade da empresa. Bertolin emocionou-se e à plateia ao anunciar que teria que se ausentar da reunião por causa de dois compromissos em sua cidade no final da tarde: a reunião com um cliente e a aula no SESI, onde, por meio da Educação de Jovens e Adultos, está concluindo o ensino médio. Clique aqui para assistir à reportagem da TV Indústria Santa Catarina sobre Claudimar Bortolin.

Outro relato que emocionou a diretoria da FIESC foi o de Mauri Busarello, acompanhado do filho Jonathan Busarello, aluno do SESI Escola de Timbó. O pai falou da experiência de acompanhar o filho, que tem paralisia cerebral. Nas aulas, Mauri auxilia o filho, que tem 21 anos, com a escrita e a leitura. Conheça mais sobre eles na reportagem da TV Indústria SC clicando aqui.

Pastoral da Criança: na reunião, o médico Nelson Arns, filho de Zilda Arns, falou do Museu da Vida, iniciativa da Pastoral da Criança que está sendo montada em Curitiba e abrirá ao público no dia 5 de dezembro. O ambiente reunirá um acervo de materiais relacionados à promoção da saúde, nutrição, educação e cidadania. O museu também sediará o memorial Dr. Zilda, ambiente dedicado à história da fundadora da Pastoral da Criança. Médica pediatra e sanitarista, ela era conhecida pelo seu trabalho de ajuda humanitária. No dia 10 de janeiro próximo será realizada uma celebração em homenagem à Zilda, que há cinco anos morreu durante um terremoto que atingiu o Haiti. A cerimônia será realizada no Estádio Arena da Baixada Clube Atlético Paranaense, em Curitiba, às 19 horas. Para esta data está programada a entrega oficial da moção que solicita a abertura do processo de beatificação dela.

Defesa brasileira: o consultor Mark de Matos Júnior, que presta serviços a fornecedores do setor aeronáutico, informou que nos próximos 20 a 25 anos o Brasil abrirá oportunidades de exportações da ordem de U$ 100 bilhões, decorrentes de créditos de offset (concedidos por empresas e países exportadores de tecnologias militares). A maior parte desse volume será para equipamentos de defesa, mas uma parcela de 20% a 25% em produtos eminentemente civis. A prática de crédito offset é permitida pela Organização Mundial do Comércio (OMC) apenas para o setor militar e concede aos países importadores o direito de retornar o mesmo valor em outros produtos ou tecnologias. O volume estimado por Mark de Matos Júnior decorre do plano brasileiro de investir em torno de U$ 120 bilhões em equipamentos de defesa nas próximas décadas, elevando a participação do setor no PIB dos atuais 1,4% para 2%.

Ainda durante a reunião, a juíza Sônia Moroso Terres apresentou o projeto Justiça Direito de Todos, iniciativa que busca um milhão e meio de assinaturas para propor projeto de lei, de iniciativa popular, que visa amparar as vítimas de crimes e seus familiares. A FIESC apoia o projeto. Mais informações no site www.justicadireitodetodos.com.br.

Representantes da Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (rede Amcred-SC) fizeram um panorama do setor no Estado, que neste ano completa 15 anos de atuação. Nesse período, as 18 organizações que compõem a rede já emprestaram R$ 1,5 bilhão, realizaram 545,8 mil operações e têm 56 mil clientes ativos.

Os empresários presentes também conheceram a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), responsável pela associação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas. Lançada em abril de 2014, a entidade representa empresas e entidades que trabalham com produtos originários do cultivo de árvores plantadas, com destaque para painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de celulose e o nono em produção de papel.

SC em Dados: A FIESC também lançou o Santa Catarina em Dados 2014, publicação que reúne as principais estatísticas relativas à economia do Estado. O documento destaca ainda que a indústria de transformação do Estado liderou a criação de empregos no ano passado, com a abertura de 20 mil novas vagas. Santa Catarina também possui a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil. Nesta edição, o livro traz informações sobre o número de estabelecimentos de educação e de saúde por municípios. O SC em Dados está disponível nas versões impressa e digital, em formato PDF. O download deve ser feito no site www.fiescnet.com.br, no link Publicações, menu Economia.

Veja aqui todas as notícias

Polêmica do Morro dos Cavalos afeta trajeto da ferrovia Litorânea

Semana de Animação SENAI reúne produção de alunos

Artigo: Motivos para Celebrar?, por Glauco José Côrte

Côrte é empossado como vice-presidente da CNI

» FIESC, BID e SED pesquisarão educação em Santa Catarina

» Indústria se mobiliza para fornecer ao setor de óleo e gás

» Encontro reúne presidentes de sindicatos de 11 Estados

» FIESC lança Bolsa de Resíduos e mapa da reciclagem

» Diretoria da FIESC conhece case de superação em educação

» FIESC realiza missões à Ásia, Oriente Médio e Europa

» Côrte destaca o crescimento do trabalho em rede

» FIESC firma parcerias na área educacional

» Indústrias buscam estimular a formação do trabalhador

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun