Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 388  |  05.11 até 12.11.2014  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Semana de animação premia alunos do SENAI e da UFSC


Aluna do Pronatec, Cristiane venceu na categoria Desenho (Foto: Dimitre Camargo Martins)
Os estudantes Cristiane Le Brum de Vielmond, do SENAI em Florianópolis, e Vanessa de Luca e Felipe Almeida, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foram premiados na Semana de Animação SENAI (SAS). O reconhecimento às melhores produções em desenho conceitual e animação foi prestado na sexta-feira (31) e fez parte da programação da SAS. Em Santa Catarina, o SENAI integra a Federação das Indústrias.

Cristiane venceu a categoria Desenho, que recebeu a inscrição de 28 trabalhos, incluindo ilustrações para personagens, animações, games e outros produtos criativos. A segunda colocação na mesma categoria coube a Álvaro Telles. Tanto o curso de ilustração, realizado atualmente por Cristiane, quanto o de animação, já concluído por Álvaro, são oferecidos pelo SENAI por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Vanessa e Felipe venceram na categoria Animação, que recebeu inscrição de 14 produções. Eduardo Brugnago, estudante da Aprendizagem Industrial de Desenhista de Animação do SENAI foi o segundo colocado.

Durante esta semana, o SENAI de Florianópolis está recebendo profissionais, estudantes e outros interessados no segmento de animação, ilustração e jogos digitais. Na Grande Florianópolis, já são mais de 300 estudantes em cursos superiores oferecidos por cinco universidades e em formação técnica, de aprendizagem e de qualificação do SENAI.

Os irmãos Gabriela e Gustavo Hellmann Jacobi, de 23 e 15 anos, respectivamente, são colegas de aula na aprendizagem industrial de desenho animado do SENAI. Para Gabriela, o curso complementa a formação que tem na faculdade de Artes Visuais, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). "Os dois cursos me permitem ampla capacidade de propostas artísticas", afirma. Ela percebe a possibilidade de utilizar o desenho animado como forma de ensinar arte para as crianças. Gustavo ainda não está decidido quanto à carreira que pretende seguir. "Não sei, mas pode ser algo nesse caminho", diz, referindo-se ao setor de animação digital. O professor Dimitre Camargo Martins destaca a alta produtividade do garoto nas tarefas do curso.

Durante a tarde de sexta-feira, o professor Henrique Luiz Pereira Oliveira, proferiu palestra sobre o curta Super Plunf, produzido pelo Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som (LAPIS) e selecionado para o Festival Audiovisual do Mercosul (FAM) e para a mostra do Dia Internacional da Animação. Segundo Oliveira, que coordena o LAPIS, o audiovisual educativo (categoria em que o Super Plunf se enquadra) tem mercado consumidor, mas sofre com as limitações de recursos. Segundo ele, as produções ficcionais podem obter renda com a venda de direitos de exibição à televisão. Já as educativas precisam obter o patrocínio já na fase de produção. Ele acrescenta que o desafio das produções educativas é oferecer uma "experiência de entretenimento que gere uma reflexão e que possa ser mostrada na escola".

Cursos do SENAI/Florianópolis para a área de animação e jogos digitais:

1) Técnico:
. Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos;

2) Aprendizagem Industrial:
. Desenhista de Animação;

3) Qualificação:
. Ilustrador;
. Operador de Editoração Eletrônica;
. Roteirista de Animação;
. Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos;
. Programador de Dispositivos Móveis;
. Editor de Projeto Visual Gráfico;
. Editor de Video;
. Eletricista de Áudio Visual;
. Operador de Áudio;
. Assistente de Produção Cultural;
. Desenhista de Produtos Gráficos Web;

4) Aperfeiçoamento:
. Corel Draw

Veja aqui todas as notícias

Pesquisa inédita mostra a cadeia de reciclagem de embalagens em SC

FIESC divulga vencedores do Prêmio de Jornalismo 2014

Vendas da indústria catarinense crescem 3,2% em setembro

SESI/SC é finalista do Prêmio RBS de Educação

» FIESC intensifica ações de cooperação com Estado alemão

» Semana de animação premia alunos do SENAI e da UFSC

» Encontro debate Mercosul na integração latino-americana

» Peter Fassbender integra evento do Dia do Design

» Evento do SESI discute engajamento nas empresas

» Em Florianópolis, torneio de robótica reúne jovens talentos

»Seminário em Chapecó aborda o uso eficiente de energia

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun