Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 406  |  01.04 até 08.04.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SESI entrega 2ª unidade do SESI Matemática, em São José


Metodologia mostra como resolver problemas de maneira dinâmica mantendo o estudo dos conceitos da disciplina (Foto: Heraldo Carnieri)

A FIESC lançou na terça-feira (31) o programa SESI Matemática na unidade do SESI em São José. A iniciativa alia modernas práticas educacionais a recursos tecnológicos, como games on line, para o ensino da disciplina. Por meio de uma metodologia desafiadora, lúdica e divertida, mostra como resolver problemas de maneira dinâmica mantendo o estudo dos conceitos da disciplina. "Pela educação nós transformaremos o País. Esta é a contribuição mais valiosa que a indústria pode dar. Que esta fase de crise nos inspire a realizarmos mudanças estruturais, que deem sustentabilidade e durabilidade ao crescimento e desenvolvimento do Brasil", disse o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, durante solenidade de lançamento.

A iniciativa beneficiará 650 trabalhadores que estão cursando a Educação de Jovens e Adultos na unidade. Desenvolvido pela FIRJAN, o programa inclui kits com materiais didáticos e bibliografia básica; formação continuada de professores; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico. "Queremos que os estudantes tenham uma educação que tenha a ver com o tempo em que eles estão vivendo, com conectividade, entusiasmo, alegria e brincadeira. O programa mostra que a disciplina de matemática está presente no dia a dia de todos. E para isso, combinamos a metodologia participativa com a tecnologia", explica a gerente de Educação Básica do SESI do Rio de Janeiro, Hozana Cavalcante Meirelles.

O superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, salientou que o Brasil apresenta desempenho insatisfatório na disciplina. "Nosso país ocupa a 58º posição no ranking mundial de desempenho da matemática (PISA - 2012), muito atrás da China, Singapura e Hong Kong, que aparecem nas primeiras posições", afirmou, acrescentando que em relação aos países da América Latina, o Brasil também apresenta defasagem, atrás do Uruguai, Chile e México. "Isso é resultado direto da má formação da matemática em sala de aula", conclui.

O SESI Matemática tem como diferencial o foco no uso de novas tecnologias em conjunto com aquelas utilizadas em uma sala de aula tradicional. O professor tem a sua disposição tanto um quadro branco, para explicações e registros, como também uma lousa digital com internet e suporte para interatividade. Dessa forma, é possível apresentar vídeos com exemplificações de conceitos, acessar softwares e plataformas de games MangaHigh.

O projeto começou na unidade escolar de Criciúma, atendendo 90 estudantes das séries finais do ensino fundamental e cerca de 580 trabalhadores que frequentam os cursos de educação básica para jovens e adultos. As regiões do Vale do Itajaí Mirim, Meio Oeste, Vale do Itapocu, Joinville, Oeste e Extremo Oeste também serão contempladas pelo programa, beneficiando mais 4,2 mil estudantes. As regiões do Vale do Itajaí, Alto Vale, Serra e Planalto Norte também participarão da iniciativa com o kits itinerantes. Mais informações sobre o SESI Matemática no site www.firjan.org.br/sesimatematica .  

Veja aqui todas as notícias

FIESC apresenta rotas de crescimento em Chapecó

Opinião da FIESC: Quem tem medo da terceirização?

Ecker afirma que há 120 obras de infraestrutura em andamento

Agenda Legislativa será apresentada nesta quarta-feira

» Encontro de secretários-executivos será nos dias 13 e 14

» Vendas da indústria de SC caem 11,6% no primeiro bimestre

» Ajuste fiscal não deve asfixiar setor produtivo, diz CNI

» Missão aos EUA foca setor de alimentos

» FIESC lança diretriz para estimular inclusão

» "Inovação não é apenas um novo produto no mercado"

» Controle da vespa da madeira beneficia exportador

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun