Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 406  |  01.04 até 08.04.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Controle da vespa da madeira beneficia exportador

Entidades catarinenses firmaram parceria para monitorar e controlar a vespa da madeira, principal praga dos plantios de pinus no Brasil. O termo de cooperação técnica foi assinado no dia 19 de março, em Florianópolis, durante reunião do Comitê Estadual de Gestão Florestal. Participam da iniciativa a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Florestas).

O presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal da FIESC, Odelir Battistella, afirma que a medida vai beneficiar principalmente o reflorestamento das pequenas propriedades. "O controle da praga tem sido feito pelas grandes empresas, mas havia uma lacuna no atendimento às propriedades menores. O acordo preenche essa lacuna disponibilizando a tecnologia por meio do combate biológico. Vamos estar com todo o sistema florestal catarinense protegido e com a praga controlada para evitar prejuízos econômicos", afirmou.

Battistella salienta que as pequenas propriedades estão espalhadas por todo o Estado, principalmente ao redor de grandes áreas de reflorestamento. "O acordo representa um grande avanço e tem um significado importante porque é uma parceria entre o setor público e o privado", disse, destacando o trabalho conjunto.

O presidente da Câmara ressalta ainda que a medida também beneficia os exportadores de madeira. Para vender o produto ao mercado internacional, é necessário ter o controle sanitário. "O importador exige uma certificação que atesta a sanidade do produto. Há preocupação de não receber material contaminado. Isso nos permite um diferencial e abre portas", concluiu.

Funcionamento: A Secretaria da Agricultura vai adquirir nematoides que serão distribuídos nos plantios com a ajuda de técnicos da Cidasc, Epagri e de empresas reflorestadoras. Os nematoides são inimigos naturais, produzidos pelo laboratório da Embrapa Florestas do Paraná, que parasitam as larvas da vespa da madeira nos troncos das árvores, provocando a produção de vespas adultas estéreis, o que controla a multiplicação. O nematoide evita que a vespa da madeira se espalhe em grande escala, o que poderia causar a mortalidade das árvores e a necessidade de um corte raso dos reflorestamentos.

O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, explica que a intenção é unir esforços para que a vespa não prejudique os reflorestamentos no Estado como já aconteceu nos anos 90, quando algumas áreas tiveram até 60% da produtividade afetada. Hoje, aproximadamente 40% das áreas plantadas em Santa Catarina são prejudicadas pela presença da praga, que se não for controlada pode afetar todos os reflorestamentos dentro de alguns anos.

A área plantada de pinus em Santa Catarina corresponde a 540,5 mil hectares, a segunda maior do País. A plantação de eucalipto é de 107,3 mil hectares, a décima maior do Brasil.

Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca.

Veja aqui todas as notícias

FIESC apresenta rotas de crescimento em Chapecó

Opinião da FIESC: Quem tem medo da terceirização?

Ecker afirma que há 120 obras de infraestrutura em andamento

Agenda Legislativa será apresentada nesta quarta-feira

» Encontro de secretários-executivos será nos dias 13 e 14

» Vendas da indústria de SC caem 11,6% no primeiro bimestre

» Ajuste fiscal não deve asfixiar setor produtivo, diz CNI

» Missão aos EUA foca setor de alimentos

» FIESC lança diretriz para estimular inclusão

» "Inovação não é apenas um novo produto no mercado"

» Controle da vespa da madeira beneficia exportador

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun