Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 409  |  22.04 até 29.04.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
No Oeste, mais jovens acolhidos ingressam no Novos Caminhos


Vice-presidente da FIESC, Waldemar Schmitz, em conversa com os participantes do programa (Foto: MB Comunicação)

Vinte jovens participaram da aula inaugural do programa Novos Caminhos, na quarta-feira (22), no auditório da empresa Rafitec, em Xaxim. Essa é a terceira turma na região Oeste do programa que nasceu em 2013, em Chapecó, por meio de um acordo de cooperação firmado entre Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

O programa Novos Caminhos proporciona aos adolescentes com idades de 14 a 18 anos - que devem deixar os Programas de Acolhimento ao completar a maioridade - qualificação para o mundo do trabalho. O juiz da Comarca de Xaxim, Christian Dalla Rosa, destacou a importância da oferta de oportunidades para que os jovens do programa recebam formação profissional e socioeducativa para construírem suas vidas com dignidade.

O vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Schmitz, observou que a iniciativa pretende preencher uma lacuna social. Santa Catarina tem 170 Programas de Acolhimento (abrigos) que atendem crianças entre 0 a 18 anos. Atualmente há 1.500 crianças/adolescentes acolhidos. Dessas, 440 são adolescentes entre 14 a 18 anos, muitos deles destituídos do poder familiar, sem chances de retorno aos seus lares ou de serem adotados em razão da idade. "O programa assegura dignidade e proteção aos adolescentes, evitando situações de risco ao seu desenvolvimento emocional e social, oportunizando inserção no mercado de trabalho", destacou. 

A assistente social do Poder Judiciário, Carmem Collet, pediu aos jovens que perseverem no programa para desenvolver suas potencialidades. O diretor do SENAI em Xanxerê, Wanderlei Duarte, apresentou os cursos que são oferecidos aos jovens do programa. Neste ano, o Novos Caminhos atenderá jovens dos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Galvão, totalizando 20 adolescentes. Os participantes receberão por meio das entidades da FIESC capacitação e qualificação profissional em cursos de educação básica e profissionalizantes. A iniciativa integra o Movimento A Indústria pela Educação.

Veja aqui todas as notícias

Evento mundial debate saúde no trabalho em maio

Setor produtivo intensifica ação pela terceirização

Bienal Brasileira de Design 2015 apresenta exposições

No Oeste, mais jovens acolhidos ingressam no Novos Caminhos

» Ex-senador Pedro Simon fala sobre política na FIESC

» Opinião: Os mitos da terceirização, por Glauco José Côrte

» FIESC promove workshop sobre logística e produtividade

» Congresso de RH aborda educação e produtividade

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun