Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 411  |  6.05 até 13.05.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Jovens acolhidos têm apoio na busca de trabalho


Termo de adesão foi assinado Ranzi (e), Michel Miguel (c) e Heil. (Foto: Heraldo Carnieiri)

A região de Tubarão é a 11ª em Santa Catarina a adotar o Programa Novos Caminhos, iniciativa de capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho de jovens e adolescentes que vivem em casas de acolhimento. O termo de adesão foi assinado na quarta-feira (29), em evento na unidade local do SESI, pela FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), entidades que criaram o projeto em 2012. O programa vai atender jovens de Tubarão, Laguna, Jaguaruna, Imbituba, Imaruí, Capivari de Baixo, Braço do Norte e Armazém.

Criado pelas três instituições em 2013, o Programa Novos Caminhos oferece qualificação profissional e apoio aos jovens de 14 a 18 anos que vivem nas casas de acolhimento, sob a tutela do Estado. Quando chegam à maioridade, esses jovens são obrigados a deixar os abrigos, tendo que assumir sozinhos a condução de suas vidas. O programa oferece capacitações de iniciação ao mundo do trabalho pelo IEL, educação profissional do SENAI e o complemento da educação básica do SESI, que também realiza cursos de prevenção a drogas e álcool e a doenças sexualmente transmissíveis.

"O Programa Novos Caminhos proporciona aos jovens a oportunidade de enfrentar o mercado de trabalho com melhor qualificação", afirmou o vice-presidente da FIESC para o Litoral Sul, Michel Miguel. "É uma ação positiva para o futuro do País, pois atua numa área fundamental, que é a educação", acrescentou.

O coordenador da Infância e da Adolescência do TJSC, desembargador Sérgio Izidoro Heil, enfatizou que o programa beneficia toda a sociedade e não apenas o público ao qual é destinado. "A iniciativa oferece aos acolhidos nova vida, repleta de oportunidades e desafios", salientou. Ele reiterou que o programa é destinado a jovens que vivem sob a tutela do Estado - órfãos, vítimas de maus tratos ou abandonados pelos pais. Não se trata, portanto de jovens infratores ou em conflito com a lei, ressalvou. No entanto, conforme citou o desembargador, a falta de alternativas faz com que, em algumas situações extremas, alguns jovens que completaram 18 anos tiveram que voltar ao convívio dos pais de quem tinham sido vítima de abuso sexual.
 
O Estado de Santa Catarina possui 170 programas sociais, que acolhem 1,3 mil crianças e adolescentes, dos quais 373 têm mais de 14 anos. Desde que foi criado, o Novos Caminhos já atendeu 228 jovens com os cursos de iniciação profissional do IEL. Desse grupo, 89 realizam ou realizaram cursos profissionais (técnicos, de qualificação e de aprendizagem industrial) do SENAI. O SESI totalizou 173 matrículas nos cursos da educação de jovens e adultos e de prevenção a drogas, álcool e DST. Mais de 30 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho.

O programa, que integra o Movimento A Indústria pela Educação, está em andamento em outras regiões, como Oeste, Norte, Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí. Este ano, o programa será implantado também em Caçador, Brusque, Joaçaba e Rio do Sul.

O termo de adesão em Tubarão foi assinado pelos representante da AMC, Osvaldo João Ranzi, pelo vice-presidente regional da FIESC, Michel Miguel, e pelo desembargador Sérgio Isidoro Heil.

Veja aqui todas as notícias

FIESC apresenta agenda de eventos de maio nesta quarta

FIESC sediará seminário nacional sobre micro e pequenas

FIESC abre inscrições para 10ª edição do Prêmio IEL de Estágio

Jovens acolhidos têm apoio na busca de trabalho

» FIESC apresenta Agenda Legislativa a deputados de SC

» Setor moveleiro ganha incentivo para se internacionalizar

» Pequenas indústrias têm acesso a tendências da moda

» Ações da FIESC na educação são temas de fórum estadual

» Debate sobre gestão da saúde reúne industriais em Joinville

» Desenhista da DC Comics profere palestra no SENAI

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun