Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 421  |  15.07 até 22.07.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIESC institui Câmaras de Educação em SMO, Tubarão e São José


Câmara Regional de Educação implantada em São Miguel do Oeste (Foto: Agência IAF)
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) implantou na semana passada três Câmaras Regionais do Movimento A Indústria pela Educação. Na quinta (9), São Miguel do Oeste instituiu o grupo, e na sexta (10), foi a vez das cidades de Tubarão e São José. A iniciativa promoverá a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região. Nesta quinta-feira, dia 16, a região de Lages implanta a Câmara Regional de Educação e, na sexta-feira, dia 17, o grupo será instituído em Criciúma.

"Com mais educação teremos melhores profissionais, que passam a ter melhores oportunidades de carreira e, assim, melhor remuneração, criando um círculo virtuoso que beneficia as famílias catarinenses. Ou seja, é bom para a empresa e para o trabalhador", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, fundamentando o mote que tem marcado o Movimento: Educação é o novo nome do desenvolvimento. "Ao dar educação, conferimos dignidade aos jovens e crianças, formando cidadãos melhores", completa.

No Brasil, 1,3 milhão de estudantes deixaram a escola em 2014, de acordo com o último censo escolar. Além disso, 8,9% dos jovens catarinenses entre 15 e 29 anos não trabalham e nem estudam e cerca de 40% dos estudantes do ensino médio não concluem o curso. Na indústria catarinense, 25% dos jovens até 24 anos de idade não têm escolaridade básica completa.

Para o vice-presidente da FIESC no Extremo-Oeste, Astor Kist, a instalação da Câmara reflete a evolução do Movimento, lançado pela entidade em 2012. "A preocupação da FIESC é com o desempenho, a produtividade e a competitividade da indústria. E concluímos que o grande gargalo é a educação, a capacitação do trabalhador", afirmou. "Desde 2012, quando começou com a adesão das indústrias, o Movimento tem crescido e evoluído muito. As câmaras regionais são uma mostra disso", acrescentou.

Em Tubarão, o vice-presidente da FIESC para o Litoral Sul, Michel Miguel, afirmou que o Movimento A Indústria pela Educação é uma iniciativa de referência nacional. "Peço a participação efetiva de todos porque com mais qualificação o trabalhador melhora a sua remuneração e a indústria ganha competitividade", disse.

Para o vice-presidente da FIESC na região Sudeste, Tito Schmitt, nada acontecerá no Brasil sem passar pela melhoria da educação. "Quanto mais preparados estiverem os nossos jovens, melhor enfrentarão os desafios impostos pelo mundo do trabalho", concluiu, ao implantar a Câmara Regional em São José.

Nos eventos, o diretor-executivo do Movimento A Indústria pela Educação, Antônio José Carradore, reforçou: "são as pessoas que fazem a diferença no ambiente competitivo". Ele lembrou que Santa Catarina tem indicadores educacionais bons em relação aos outros Estados brasileiros, mas não na comparação internacional. Como a indústria enfrenta a concorrência global tanto no mercado interno quanto no externo, é esse o dado mais importante, argumentou. "Educação é a base para a inovação, a tecnologia, a produtividade e a qualidade de vida", concluiu. Estudos da OCDE mostram que o Brasil ocupa a 57ª posição no ranking de competitividade e 61ª quando o assunto é inovação.

Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras contarão com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. A iniciativa promoverá a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região para a superação desses dois importantes desafios.

EducaRH - As cidades de Tubarao e São José também realizaram na sexta-feira (10) o Workshop EducaRH, que a FIESC promove em parceria com a ABRH-SC. A criação de planos de desenvolvimento para colaboradores foi debatida no encontro. O evento abordou formas de assegurar a qualificação dos trabalhadores para atender as demandas atuais e futuras das empresas, incentivando a criação de Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDPs).

Veja aqui todas as notícias

FIESC institui Câmaras de Educação em SMO, Tubarão e São José

Opinião: A saúde como fator competitivo na agenda empresarial

Dia da família na escola pode virar lei em Santa Catarina

Armando Monteiro se reúne com empresários em SC

» Projeto da FIESC quer melhorar educação nas escolas

» FIESC prestigia a inauguração da fábrica da Viero Móveis

» Investimento em inovação é chave para fim da crise

» Lideranças debatem atualização do Simples Nacional

» Workshop EducaRH debate desenvolvimento de pessoas

» Troféu de Responsabilidade Social tem inscrições abertas

» Exportações de SC têm queda de 10% no primeiro semestre

» Aos 28 anos, PREVISC busca expandir base de clientes

» SESI debate currículo da educação de jovens e adultos

» Lages ganha centro automotivo e Câmara de Educação

» Oportunidades entre SC e Taiwan serão tema de encontro

» FIESC promove intercâmbio de lideranças do setor plástico

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun