Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 421  |  15.07 até 22.07.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Workshop EducaRH debate desenvolvimento de pessoas


BN Papéis Catarinense, de Benedito Novo, apresentou case sobre elevação da escolaridade dos trabalhadores (Foto: Marcus Quint)

A criação de planos de desenvolvimento para colaboradores é debatida nos Workshops EducaRH, que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promove em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC) em todo o Estado. Nesta quarta e quinta-feira, dias 15 e 16 de julho o evento será realizado em Brusque e Itajaí, respectivamente. Na quarta, a palestra acontecerá no Casarão Garibaldi, em Brusque, a partir das 8 horas. Já na quinta-feira (16), a partir das 8 horas, o evento ocorre em Itajaí no Sandri Palace Hotel.

Em Blumenau, o encontro ocorreu nesta segunda-feira, dia 13. A história da BN Papéis Catarinenses foi um dos destaques da programação do evento. A fabricante de papéis especiais, instalada em Benedito Novo, superou vários desafios em prol da elevação da escolaridade dos seus colaboradores. Os esforços foram recompensados pelo recorde na produção, com significativo aumento de 15% num período de 12 meses após a implantação da educação de jovens e adultos (EJA), em parceria com o SESI.

A preocupação da BN Papéis em promover um programa sistematizado e contínuo de elevação da escolaridade de seus colaboradores teve início em 2012, ao constatar que aproximadamente 30% deles não havia concluído o Ensino Médio. A empresa percebeu que a falta de qualificação seria uma barreira ao seu crescimento e desenvolvimento num mercado cada vez mais competitivo. "Nenhum investimento em tecnologia, estrutura, automação, visando qualidade de vida e produtividade, será completo e suficiente se não incrementarmos fortemente a cultura e a escolaridade dos colaboradores", defende Carlos Stein, Diretor da BN.

A indústria investiu em infraestrutura e equipamentos, e passou a efetuar o pagamento de horas extras aos colaboradores de outros turnos que substituíam aqueles liberados para comparecer às aulas. O resultado foi que 93,7% dos colaboradores que não haviam concluído o ensino médio aderiram à ação e vão concluir os estudos em breve. Além do aumento da produção da BN, gerado pela combinação de investimentos em tecnologia, automação de processos e educação, a empresa espera ter 90% dos seus trabalhadores com ensino médio completo até 2016. Desde que implementou a educação de jovens e adultos, a BN também observou melhorias no clima organizacional e nos processos, conquistou novas certificações de qualidade e reduziu sua taxa de absenteísmo de 1,52% para 0,52%.

O vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Júnior, destaca a sinergia entre a Federação e a ABRH-SC. "O apoio deles demonstra que caminhamos em busca de um bem comum que é a qualificação profissional. Enxergamos na educação a saída para elevar a competitividade da indústria", afirma.

O Workshop EducaRH de Blumenau foi o nono encontro da série que reúne profissionais de recursos humanos em todas as regiões do Estado. O evento abordou formas de assegurar a qualificação dos trabalhadores para atender as demandas atuais e futuras das empresas, incentivando a criação de Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDPs). O consultor da New Tech Soluções Integradas e Sustentáveis, Elizeu Calsing, destacou desafios e oportunidades relacionadas à educação e à competitividade no mundo do trabalho.

Ao final, os participantes do workshop iniciaram a construção dos planos de desenvolvimento de pessoas e passaram a integrar uma rede de compartilhamento de boas práticas por meio do grupo público EducaRH, disponível no Facebook.

Veja aqui todas as notícias

FIESC institui Câmaras de Educação em SMO, Tubarão e São José

Opinião: A saúde como fator competitivo na agenda empresarial

Dia da família na escola pode virar lei em Santa Catarina

Armando Monteiro se reúne com empresários em SC

» Projeto da FIESC quer melhorar educação nas escolas

» FIESC prestigia a inauguração da fábrica da Viero Móveis

» Investimento em inovação é chave para fim da crise

» Lideranças debatem atualização do Simples Nacional

» Workshop EducaRH debate desenvolvimento de pessoas

» Troféu de Responsabilidade Social tem inscrições abertas

» Exportações de SC têm queda de 10% no primeiro semestre

» Aos 28 anos, PREVISC busca expandir base de clientes

» SESI debate currículo da educação de jovens e adultos

» Lages ganha centro automotivo e Câmara de Educação

» Oportunidades entre SC e Taiwan serão tema de encontro

» FIESC promove intercâmbio de lideranças do setor plástico

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun