Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 432  |  30.09 até 04.10.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Profissionais debatem estratégias de ensino em Jaraguá


Sergio Haddad, assessor da Ação Educativa. Foto: Distribuição
As estratégias de ensino da educação de jovens e adultos foi tema do terceiro encontro que o SESI/SC, entidade da FIESC, promoveu em Jaraguá do Sul. O evento foi o último da série de colóquios que o SESI promoveu na região. O tema foi abordado pelo assessor da Ação Educativa, e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Sérgio Haddad.

O índice de trabalhadores da indústria com escolaridade básica completa avança gradativamente em Santa Catarina. Se em 2008 apenas 43% dos trabalhadores da indústria catarinense tinham escolaridade básica completa, hoje já são 55%, o que equivale a 485 mil industriários. Diversas indústrias catarinenses têm investido em programas de desenvolvimento pessoal e na oferta de educação no próprio ambiente de trabalho.

A primeira edição do evento, realizada em abril, abordou os paradoxos da educação de jovens e adultos nos últimos anos, com a participação da professora da USP, Maria Clara de Pierro. Um painel debateu a educação de jovens e adultos em Santa Catarina. O segundo encontro ocorreu em julho e tratou do currículo da educação de jovens e adultos, com a participação de Timothy Denis Ireland, da Cátedra UNESCO, e também de representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Departamento Nacional do SESI.

Educação de jovens e adultos: Os cursos de educação de jovens e adultos do SESI são totalmente gratuitos para os alunos e promovem a elevação da escolaridade básica nos níveis fundamental e médio. O programa busca adequação à realidade econômica atual de demandas crescentes, rápido desenvolvimento tecnológico, evolução dos processos produtivos e de organização do trabalho.

A metodologia de ensino própria, com momentos presenciais e a distância, feita especialmente para atender os trabalhadores da indústria, os materiais didáticos e paradidáticos e a infraestrutura disponibilizada contribuem para o enriquecimento do trabalho pedagógico. Em 2014, o SESI atendeu 19,9 mil pessoas em cursos voltados à educação de jovens e adultos.

Veja aqui todas as notícias

Indústria do Sul debate licenciamento ambiental

Opinião de Glauco José Côrte: Por um futuro melhor

Conselho de Política Industrial debate indústria 4.0

Cooperação para superar desafios em debate no EEBA

» Senador Dalirio Beber pede defesa do Sistema S

» Fórum reunirá maiores exportadoras da região Sul

» Profissionais debatem estratégias de ensino em Jaraguá

» Florianópolis recebe evento sobre segurança da informação

» Acordos com a Alemanha ampliam cooperação tecnológica

» Ministro do STF participa de Simpósio em Joinville

» Concórdia e Joaçaba implantam câmaras de educação

» Ações da FIESC impulsionam melhoria da educação

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun